Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Explicação da classe modelo

Boa noite,

Gostaria de saber onde está a explicação da criação do modelo. A classe foi copiada para o projeto e sequer foi aberta para explicação, não entendi vários códigos, como: DataContract e DataMember. Incluindo a parte final que achei confuso.

Outra dúvida, a classe foi criada com várias entidades, não deveria cada entidade ter a sua classe? Pedido.cs ItemPedido.cs Produto.cs

Em um projeto que além dessas, existissem: Cliente, fornecedor... Ficariam todas na classe de modelo?

Fico no aguardo.

3 respostas

Nenhum suporte???

solução!

Vamos lá... DataContract e DataMember são anotações utilizadas para firmar um contrato entre um cliente e um servidor... Imagina que eu tenho um sistema que trafega dados com o seu e precisamos fazer isso através de arquivos json. O DataContract indica que a classe pode servir como um modelo de dados a ser trafegado entre nós e as propriedades setadas como DataMember serão serializadas para o json. Segue a documentação oficial com uma explicação um pouco melhor:

https://docs.microsoft.com/pt-br/dotnet/framework/wcf/feature-details/using-data-contracts

O correto em uma aplicação de "verdade" seria colocar cada classe de modelo em um arquivo separado como você mencionou. Acredito que o intuito era somente dar um exemplo didático colocando tudo no mesmo arquivo.

Consigo te ajudar com algo mais?

Olá Renan, boa noite. Tudo bem? Muito obrigada pela atenção, porém, meu questionamento vai além das minhas dúvidas, mas na aula do curso em si, na explicação que não foi dada, simplesmente colocou-se um arquivo no projeto e sequer foi aberto para explicação. Além do mais, achei que os cursos eram feitos com base em aplicações de "verdade", como você mesmo mencionou. Se eu não soubesse que cada classe deveria ter seu arquivo, eu estaria com um conceito errado. Não são exemplos, é a "criação" de uma aplicação, ao qual deveria ser criada passo a passo com suas devias explicações. Completamente decepcionada com a Alura, além da demora da resposta aos questionamentos. Assino outra plataforma e nunca esperei tanto por uma resposta, além de não ter tido este tipo de problema na qualidade das explicações das aulas. Sabendo, não pretendo renovar a assinatura.