Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Explicação

Houve mais um trecho do curso em que não vi explicação e ficou um tanto confusa...

Na Imagem abaixo os trechos marcados não foram explicados...simplesmente apareceram num corte do vídeo. A dúvida que fiquei foi:

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/1-png-58df592f-f9ac-42be-8997-94951ac74491

• Imagino que o username seja um filtro para o listFromUser, como um where de um select qualquer... Mas onde ele esta sendo usado o "username" visto que o get é feito diretamente na URL?
4 respostas

Bom dia!

Neste vídeo

https://cursos.alura.com.br/course/angular-fundamentos/task/38532

Em 3:00, eu começo a explicar essa parte, inclusive explico o parâmetro do userName e digo que o padrão é any e que o ideal é tipar (mas acho que sua dúvida é por que ele não foi usado, no final do post eu relembro).

Agora, a respeito de extrair a string do "http://localhost..." para uma variável externa, essa parte ficou cortada mesmo e obrigado por avisar.

Enquanto o vídeo não é alterado, vou explicar o que aconteceu. A URL simplesmente foi extraída para uma variável para melhorar a legibilidade, não foi uma exigência do framework.

Sobre o parâmetro não estar sendo utilizado, lembra que o usuário que vamos utilizar será sempre 'flavio' até chegarmos na parte 2 do curso? Então, o método esta preparado para receber parâmetro, mas por enquanto ele não será utilizado. Na parte de autenticação, quando você receber a info do usuário logado, dai eu altero a string para usar o parâmetro.

Só lembrando que o curso esta dividido atualmente em quatro partes tá? Se sentir falta de algum recurso, muito provavelmente ele será abordado no próximo.

Sucesso e bom estudo!

Entendi sobre o tipo do parâmetro eu tinha visto isso... O que não ficou claro é onde você usa o userName naquele "modelo de select"... ou seja.. vc passa um parâmetro na chamada da função,. eu entendo que se vc passa um parâmetro é que você vai precisar dele para algo, como um filtro por exemplo..... você chama a Url localhost:3000.etc etc...flavio/fotos no get... mas não passa filtro nenhum... ou seja no meu entendimento, se não houvesse parametro userName, o get traria mesmo assim as fotos do flavio... pq o parâmetro não é usado em nada por enquanto... estou errado?

Se eu estiver certo, qual a função do parâmetro nesse caso, somente para mostrar como passar um parâmetro em uma função?

Parabéns pela didática! Você é um excelente instrutor.. Obrigado pela resposta rápida! :)

solução!

Oi Marco! O parâmetro do método é importante para saber de qual usuário buscar os dados. Porém, como você viu, o método recebe o parâmetro para ele não é usado na string. Isso porque, em algum ponto do curso (não me lembro em qual momento) eu digo que o usuário será obrigatoriamente flavio até que o aluno chegue na parte 2 do curso de autenticação. Então, a passagem de parâmetro só esta preparando o terreno para quando a parte de autenticação entrar. Dai, no próximo curso, eu vou e altero a URL para levar em consideração o parâmetro do username. Em suma, no curso 1 de Angular aquele parâmetro não tem efeito algum.

Se ainda ficou alguma coisa, não deixe de me avisar! :)

Entendido Flavio.

Obrigado!

Abrçs!