1
resposta

Experiências positivas e negativas em apps do dia a dia

Quase sempre que tenho que resolver alguma coisa sobre planos telefônicos eu tenho uma experiência negativa no App da Tim, a demora pra conseguir entrar em contato com a equipe, a interface muito confusa e bagunçada, faz o usuário se sentir impotente e até meio burro por não conseguir ser objetivo na hora de resolver seu problema. Mas, como experiência positiva, gostaria de citar o App do Duolingo, de modo que, acho a interface bem organizada e coerente com a proposta do aplicativo, fora "compreensão" do aplicativo quando o usuário erra uma das atividades, fazendo com que o ambiente se torne acolhedor pro usuário.

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
1 resposta

Oi, Ivna. Tudo certo?

Obrigado por compartilhar suas reflexões. É muito interessante como você relacionou suas experiências com o aplicativo da TIM e do Duolingo com o conteúdo do curso sobre estratégia e experiência do usuário. Sua análise sobre a frustração no app da TIM e a acolhida no Duolingo mostra que você está aplicando os conceitos de UX de forma prática.

Continue observando as interações com outros produtos digitais no seu dia a dia. Isso ajuda a construir um olhar crítico sobre o que torna uma experiência boa ou ruim.

Uma boa forma de aprofundar essa análise é pensar em como a clareza e a simplicidade de uma interface podem reduzir a fricção para o usuário. Aplicativos com poucas opções e navegação intuitiva geralmente causam menos frustração. O oposto, como no caso que você citou, pode gerar a sensação de impotência que você descreveu.

Obrigado por compartilhar.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!