Negativas
Recentemente tentei fazer uma compra através do e-commerce da loja "Marina Enxovais" e tive uma experiência muito frustrante. Escolhi os produtos, adicionei ao carrinho, efetuei o pagamento e alguns segundos depois meu pedido foi cancelado. Recebi um e-mail avisando do cancelamento, sem justificativa alguma no site ou neste e-mail, apenas um direcionamento para um chat no whatsapp para verificar o que aconteceu, que foi respondido quase 48 horas depois.
Tentei realizar o pedido uma segunda vez, que foi cancelado da mesma forma. Sei que não foi um problema com limite do meu cartão, mas até hoje não sei o que aconteceu e fiquei tão frustrada com isso que nem quero mais comprar na loja. Acho meio absurdo uma loja não dar nenhum feedback de erro e você ter que fazer um esforço enorme pra comprar, é muito irritante e não faz sentido algum. Infelizmente já aconteceu com outros e-commerces.
Penso que deveria ter uma mensagem e informar o cliente o que está acontecendo. Ou então direcionar para o whatsapp e atender a pessoa o mais rápido possível, pra ela conseguir concluir a compra. Dependendo do caso, a gente entende que deve voltar outra hora no site e não perdemos tempo insistindo, refazendo os passos, para acabar sem concluir a compra. O cliente está ali, escolheu gastar o dinheiro dele com seu produto, mas esse tipo de situação faz ele pensar que sua empresa não está conseguindo vender, imagine como ela vai lidar com outras questões de pós-venda, uma possível troca ou devolução? É triste ver empresas errarem em processos básicos.
Outra experiência ruim é a escolha de filmes através da plataforma da Disney+. Analisando minha experiência através de um computador, achei que a plataforma de streaming deixa a desejar no auxílio da escolha de filmes. Ao passar o mouse por cima do filme, a tela poderia se expandir um pouco e mostrar uma sinopse, mas isso não acontece. Temos que clicar no filme e sair da página. E para piorar, ao voltar na página que você havia filtrado pela categoria, o site não retorna aonde você estava, nem com o filtro que você fez, fazendo com que você precise repetir todo esse processo. É mais fácil pesquisar uma lista de filmes da Disney no google e abrir a plataforma só quando já tiver escolhido o que vai assistir. Nesse sentido, a Netflix nos trouxe uma experiência tão satisfatória, que faz com que sintamos um grande atrito ao utilizar outras plataformas de streaming de filmes e séries.
Positivas
Embora a tela e-ink do aprelho kindle garantir uma leitura mais saudável para a nossa visão, tenho usado bastante o aplicativo kindle no celular para ler de vez em quando. É uma experiência satisfatória o livro sincronizar com o aparelho kindle e você poder continuar de onde parou, mas o que mais gosto de ler no aplicativo é que ele tem a opção de ler rolando a tela para baixo (assim como rolamos a página de um artigo de um site de notícias), além de ser mais rápido para navegar e executar qualquer tarefa. O fato de poder ler rolando a tela parece fazer com que eu me concentre mais na leitura porque o gesto de rolar um texto é mais habitual ao manipularmos esses dispositivos do que dar um toque no canto da tela para passar a página (o que no aparelho kindle tem um atrito já que é um dispositivo mais lento).
Acredito que o aplicativo kindle, por acompanhar a velocidade de processamento que é cada vez mais rápida nos celulares e tablets, traz algumas opções que não existem no aparelho, como opções de leitura (outro exemplo é uma régua colorida no texto que orienta a leitura), opções que trazem uma experiência de leitura superior a do aparelho vendido, pelo menos para uma parcela de leitores.
Gosto bastante de utilizar o Notion para organizar minhas anotações, listas, tabelas, etc. A possibilidade de criar um "banco de dados" que pode ser uma galeria, uma tabela, um quadro kanban, uma lista, etc é incrível. Uso há alguns anos e continuo achando ótimo. É claro que é preciso tomar cuidado pra não perder muito tempo alterando a forma como você visualiza as informações, mas essa possibilidade é muito legal pra gente ver nossas anotações da forma que mais nos convém a cada fase da nossa vida. Por ele oferecer essa possibilidade, garante a fidelidade do usuário, pois ele não precisará mudar de app de notas caso queira apenas uma mudança visual.