1
resposta

Experiências com Aplicativos

Tive uma péssima experiência no aplicativo do Rappi. Como marca promete entregas rapidas e descontos, certa noite baixei o app para fazer uma compra e até então tudo correu de forma perfeita. Entretanto o tempo para encontrar um entregador foi muito longo e o estabelecimento já estava fechado quando o entregador chegou para retirar o pedido. Eu não conseguia cancelar o pedido sem que precisasse pagar, a loja não cancelou o pedido e o entregador não conseguia cancelar o pedido. Tentei entrar em contato com o suporte, mas ele era automatizado e não tinha as respostas para minhas perguntas, quando conseguia entrar em contato com uma pessoa o tempo de retorno era muito e longo e se encerrava rapidamente se eu não respondesse. No fim, encontrei o e-mail do SAC no site do Rappi (que não foi muito intuitivo de encontrar) e reportei a minha dificuldade em solucionar essa má experiencia.

Outra situação, mais generalizada, são como os e-commerce estão ficando com o design de tela cada vez mais poluídos, principalmente nos aplicativos de celular em que tem a área de tela reduzida. São muitas informações, imagens trocando, a cor de fundo do texto dos preços alterando de cor para chamar atenção. Deixo de sentir o conforto de comprar em casa e passo a sentir a ansiedade de estar dentro de uma loja/shopping cheio de pessoas.

1 resposta

Oi, Gabriela! Como vai?

Agradeço por compartilhar.

Gostei muito da sua análise sobre o Rappi e o ponto que trouxe sobre o excesso de informações visuais nos e-commerces. Isso mostra que você está observando não apenas a usabilidade, mas também o impacto emocional que o design causa na experiência do usuário.

Continue analisando experiências reais, isso ajuda a desenvolver um olhar mais crítico sobre o UX estratégico e suas consequências para o usuário final.

Dica: tente mapear a jornada do usuário nesses casos e destacar onde as frustrações acontecem; isso ajuda a identificar oportunidades de melhoria e boas práticas.

Conteúdos relacionados
Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!