1
resposta

Experiência na área de suporte ajuda?

Boa noite! Já trabalho a alguns anos na área de suporte, e sempre tive vontade de migrar para a área de desenvolvimento. Existe alguma área em que eu pudesse aproveitar a experiência que já tenho e utilizar em algo ligado à programação?

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
1 resposta

Bom dia Rogerio. Tudo bem?

Já trabalhei com uma equipe onde via de regra, a maior parte dos desenvolvedores vinha da equipe de suporte da empresa primeiro e depois mudavam para a área de desenvolvimento. Isso acontecia pois o dev já chegava no desenvolvimento entendendo como o software funcionava e tendo uma visão do lado do cliente.
Dito isso, acredito que a sua principal vantagem genericamente falando é sua experiência em saber quanto ao comportamento de uso dos usuários, o que destaca muito na hora de planejar e desenvolver os sistemas.
Falando de forma mais técnica agora, vai depender também do que exatamente você fazia como suporte e qual a área de domínio da empresa que você atendia. Por exemplo: Na equipe que trabalhei, o suporte trabalhava diariamente com emissão de relatórios e outras coisas do genêro que puxavam direto do banco de dados. Ou seja, os devs que vinham do suporte tinham uma nítida diferença de conhecimento em SQL do que os que só partiram pro desenvolvimento direto. O mesmo se aplica as regras de negócios, como nossa empresa trabalhava com emissão de nota e outros relatórios fiscais, os devs que atendiam o suporte já chegavam entendendo tudo sobre isso, o que facilitava muito para que desenvolvessem soluções do gênero.

Agora, outro caminho também é que você pode aproveitar sua experiência para desenvolver software para o suporte. Normalmente toda equipe de suporte tem uma lista de ferramentas, seja para abrir chamado, gerar relatórios, facilitar processos. Você pode aproveitar sua experiência para criar softwares que atendam esse público.