1
resposta

Experiência de controle entre comunicar e ouvir

Por muitos anos eu tinha dificuldade em esperar o outro terminar a fala, e já interrompia. Isso estava ligado a hiperatividade.
Fiz dois cursos importantes para que eu controlar os impulsos, PNL e leitura dinâmica. Além disso terapia para entender como eu poderia escutar, controlar a ansiedade de falar e também de ficar em silêncio.

Um dos processos que gosto, é anotar em papel de forma rápida, sentir se a resposta não foge daquela conversa. Ai eu olho para ela diversas vezes e vejo se há necessidade da colocação. E também em alguns casos espero todo mundo opinar, para poder fazer conexões e elaborar melhor como conclusão.
Também gosto de colocar gravador de voz em reuniões para ouvir e documentar no Miro do meu jeito.

1 resposta

Olá Paula, dentre os pontos que citou no texto, o que me chamou a atenção foi quando citou que em alguns casos espera todo mundo opinar, para poder fazer conexões e elaborar uma melhor conclusão. Escolhi este pois penso que o ponto aqui é saber exatamente quando todos já opiniram, pois entre um determinado grupo não significa que todos vão opiniar, e nestes casos se não ficamos bem atentos, o momento certo de encaixar a opinião pode acabar passando sem que a tenhamos feito. Acho que envolve atenção, postura, cuidado.