Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Expandir vendas - requisito 3

Segue o mapeamento com os novos requisitos solicitados, no entanto, ainda não entendi muito bem como funcionaria o item: • A demarcação do ambiente “loja” no processo. Seria aí a aplicação do swinlane? Neste caso, tudo que fosse referente a processos da loja seria nesse swinlane? Ok, que na aula diz que explicará melhor como funciona isso na próxima aula, mas para aplicação no exercício, fiquei sem entender e fiz o meu mapeamento sem ele mesmo.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

5 respostas

Olá, Bruno! Tudo bem?

Sobre a demarcação do ambiente “loja” no processo, seria sim com a aplicação de swinlane. Neste caso, não teria muito o que mudar no diagrama, pois todas as atividades que estamos representando ocorrem diretamente na loja. Então a demarcação para o ambiente loja seria toda a pool que já estamos representando. Sobre sua pergunta:

"Neste caso, tudo que fosse referente a processos da loja seria nesse swinlane?"

Sim, tudo que for referente ao processo dentro do ambiente loja estaria dentro da lane referente à ela. Se em nosso processo, tivéssemos atividades ocorrendo em outros ambientes externos, ou outros setores, por exemplo, poderíamos destacar melhor esta questão, criando lanes separadas para cada ambiente.

Ficou um pouco mais claro?

Na próxima aula este conceito será mais aprofundado mas a ideia geral é essa mesmo. Qualquer dúvida, fique à vontade para compartilhar conosco aqui pelo fórum. E parabéns pela evolução do seu modelo ao longo das aulas, está muito bom!

Bons estudos!

Obrigado pelas explicações. Eu entendi em partes, mas fiquei com algumas dúvidas ainda:

1) No meu fluxo acima, eu teria somente essa swinlane com o nome loja e todo o processo ocorrendo nela? Como no processo abaixo: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade 2) Eu poderia ter duas swinlane com a segunda sendo os processos do fluxo vendas agregadas, ao invés de um subprocesso? Tal como no processo que fiz abaixo? Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

solução!

Por nada, Bruno!

Sobre suas dúvidas:

1) Isto mesmo, você teria somente essa swinlane com o nome loja e todo o processo ocorrendo nela.

2) Talvez não seja errado ou proibido representar desta forma, mas creio que o mais correto, por se tratar de um subprocesso, é representá-lo com o elemento de subprocesso, e não em outra lane. Se olharmos para a definição da pool:

Assim, outras lanes devem ser criadas quando temos outro setor, empresa ou pessoa envolvida no processo. As vendas agregadas não atendem a isso, na verdade são um conjunto de atividades dentro do mesmo processo de expandir vendas, porém podem ser representadas como subprocesso para resumir e facilitar a visualização. Mas deixá-la em uma lane a parte talvez não seja a representação mais adequada.

Um exemplo de como seria utilizar essas repartições em lanes:

Na próxima aula será falado de um exemplo do caso em que o setor de marketing da livraria pudesse utilizar os dados das vendas para tirar alguns insights e a partir disso, promover campanhas. Assim, poderíamos ter alguma representação como a que segue abaixo:

Neste caso, seria correto a separação, pois as atividades do setor de marketing representam outra função no negócio da livraria.

Ficou um pouco mais claro?

Ficou mais claro sim, obrigado!

Por nada, Bruno!