Na hora de expandir, seleciono todo o bichinho, mas não aparece a opção expandir, somente expandir aparência. Não sei se tem a ver com o fato de eu ter feito camadas separadas para partes do corpinho dele :/
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Na hora de expandir, seleciono todo o bichinho, mas não aparece a opção expandir, somente expandir aparência. Não sei se tem a ver com o fato de eu ter feito camadas separadas para partes do corpinho dele :/
Coloquei em expandir a aparencia e liberou o expandir, porem objeto não, somente preenchimento e traçado
Ainda sem solução prof :(
:( :( :( :( :(
Bom dia Brenda, perdão a demora 8(, mas vamos lá ver o que houve ^^
Eu vou postar aqui a mesma resposta que dei para outro aluno que estava com problemas no expandir ok.
"O expand é uma propriedade que tem como objetivo finalizar os processos de efeitos do objeto, por exemplo:
Quando você aplica um warp, ou cria um texto, você esta gerando meio que uma malha para editar o objeto, e você pode voltar e reeditar esta malha, aplicar o expland remove extamente estes efeitos que chamamos de live effects. Equanto o expand appearance tem como o objetivo a separação dos efeitos e elementos existentes no seu objeto, se ele possui varias bordas ou varios preenchimentos o expand appearance vai separar esses dois elementos e torná-los distintos.
Na aula o mais correto no caso da ilustração é usar o expand appearance, e após aplicar o primeiro, usar o expand. Por que?
O gradiente recebe o expand, mas o objeto que possui bordas recebe o expand appearance, então o Illustrator acaba bloqueando um para ser usado de forma correta.
Você deve usar o expand appearance, ok, todos os objetos são distintos agora, e depois usar o expand para remover todos os live effects que existam no objeto.
No caso da aula, em algum ponto eu devo ter expandido a aparencia do objeto antes ou com tecla de atalho, por isso eu apenas agrupo e consigo usar o expand direto, mas é um processo comum usar as duas propriedades nos objetos."
Explicado sobre o expand, pode ser que em alguma camada o seu objeto esteja bloqueado e você não esta selecionando.
Ou pode ser o caso do seu objeto já estar expandido, e ele apresentar apenas a expansão das linhas e do preenchimento, o que não é um problemas você deve conseguir continuar o material da mesma forma.
Depois de fazer este processo deu algum problema na continuação do projeto?
Mais um vez perdão pela demora ok ^^, mas vamos concluir o projeto, se não funcionar poste aqui novamente que vou ajudar como puder.