Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Existe uma forma de otimizar as classes que estão em uso?

Uma coisa que sinto falta é poder classificar ou até mesmo agrupar as classes que estou trabalhando em um determinado projeto ou em uma determinada "branch" , exemplo simples:

--Classes - Empregado - Gerente - Supervisor - etc...

--Classes operacionais - SalvarEmpregado - CalcularSalario - EmitirRecibo - etc...

Digamos que em um determinado dia eu precise estar trabalhando nas classes operacionais e algumas semanas depois preciso alterar algo nelas, porem não lembro exatamente quais classes eu trabalhei naquele dia. Existe alguma forma de eu classificar essas classes por cor, ou até mesmo salvar elas para quando eu precisar localizar elas facilmente?

Sei que o Intellij permite trocar a cor das classes de teste, onde tudo que for teste fica marcado com uma determinada cor.

3 respostas

Oi Gabriel, considerando a sua de deixar as classes que foram modificadas de maneira explícita, a técnica comum que podemos utilizar é um sistema de versionamento, como é o caso do Git que se integra muito bem com o IntelliJ.

Mas neste instante você pode estar pensando: "Mas como funciona visualmente?"

Considerando que você já tenha um conhecimento sobre Git. Vou listar os aspectos visuais apresentados:

  • Quando você tem um arquivo untracked (que o Git ainda não gerencia) ele fica vermelho.
  • Quando você gerencia esse arquivo mas ainda não ou salvou, ou seja, está em stage, ele fica verde.
  • Quando você realiza um commit do arquivo que estava sendo gerenciado (em stage) ele volta a ficar branco.
  • Quando ele é alterado novamente, considerando que ele já foi comitado uma vez, ou seja, uma alteração, ele fica azul.

Em outras palavras, você pode usar essa representação visual para auxiliá-lo nesse tipo de situação dentro do IntelliJ.

Para informações mais profundas sobre o uso de sistema de versionamento, deixo a referência.

Caso não tenha a mínima ideia sobre sistemas de versionamento, no caso do Git, recomendo que dê uma olhada no curso de Git.

Se tiver alguma dúvida é só avisar.

[]s

solução!

Aproveitando a sua dúvida, existe uma técnica que não uso, mas pode atender à sua necessidade também que é configurar o Scope que permite adicionar cores aos arquivos dependendo do status dele. Vou deixar a referência para dar uma olhada:

Aí ele deixa o arquivo destacado, como se fosse um marca texto da mesma maneira que ficam as classes de testes. Inclusive, quando tentar modificar a cor do arquivo, você vai perceber que existe uma configuração para as mesmas, aí é só adicionar uma configuração para quando os arquivos tiverem mudança.

Quanto ao esquema de cores dos versionadores, isso me ajuda bastante o problema é quando volto a fazer uma alteração dias depois em determinados trechos após serem "comitados"

Quanto ao Scope isso atende o que eu preciso, Obrigado Alex. O único problema que vejo é que ele é um pouco "custoso" pois demanda um certo tempo pra atribuir "cores" a determinadas classes, do que somente selecionar e já atribuir elas a um grupo e escolher a cor. sem precisar navegar no menu. Mas já atende o que eu preciso.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software