Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Existe um "padrão" ou perguntas essenciais para fazer em uma entrevista para o mini-mundo?

Olá, pessoal! Estou fazendo o curso Modelagem de banco de dados e me veio uma dúvida que não encontrei aqui no fórum.

Mesmo pensando em uma situação real, me questionei sobre a entrevista para a abstração. Existe alguma forma/dica de pensar em perguntas "padrão/genérica" que são essenciais e caberiam em qualquer tipo de negócio para a criação do banco de dados?

Inicialmente, pensei em perguntas abertas que pudessem trazer informações que ligassem a necessidade do cliente/empresa sem que eu conheça muito sobre o negócio. Faz sentido? Seriam as perguntas abaixo.

1) Qual o objetivo do projeto 2) Qual é o problema que querem solucionar 3) Quais passos devem acontecer (como deve fluir) 4) Quais informações são essenciais

1 resposta
solução!

Olá, Ellen. Como você está?

Ótima pergunta!

Suas sugestões são ótimas. Na hora da entrevista, podemos já identificar quais serão as primeiras entidades a compor o diagrama e os relacionamentos entre elas. Tendo isso em mente, poderíamos adicionar algumas perguntas como:

• Quais são as partes interessadas no resultado do projeto?
  • O que é necessário para que os passos possam acontecer sem impedimentos?

Para discutir mais sobre esse assunto, te convido a participar da nossa comunidade no Discord. Lá acontecem encontros e grupos de estudos toda semana com trocas muito ricas sobre vários assuntos.

Espero ter contribuído, Ellen!

Abraço.