3
respostas

Existe um equivalente do Selenium para aplicações em WinForms/WPF?

Desenvolvo minhas ferramentas principalmente em Windows Forms e tenho dificuldade com essa etapa de testes. Existe algum framework que permita o teste de interface, como o Selenium faz para aplicações Web?

3 respostas

Olá Luiz! Como vai?

Uma das opções mais populares é o WinAppDriver, que é um serviço da Microsoft baseado no WebDriver (o mesmo protocolo usado pelo Selenium) e que permite automatizar testes em aplicações Windows, incluindo WinForms e WPF.

Outra opção é o FlaUI. Ele utiliza as bibliotecas nativas de automação de interface do usuário (IU) da Microsoft, garantindo integração eficiente e confiável. Essa ferramenta de código aberto facilita a criação de testes automatizados para aplicações Windows, abrangendo tecnologias como WinForms, WPF, aplicativos da Windows Store e Win32.

Ambos os frameworks podem ser integrados com ferramentas de testes como o NUnit ou MSTest, permitindo que você escreva e execute seus testes de maneira semelhante aos testes de unidade.

Espero que uma dessas opções seja útil para você!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Oi Armano, tudo bem?

Obrigado pelas sugestões, vou dar uma olhada!

Queria aproveitar e sugerir que tenham mais cursos voltados para Windows Forms (tem toda a formação, mas acredito que tenha espaço para mais conteúdo, como os próprios testes) e WPF (que não tem nenhum, até onde sei). Imagino que não sejam tão populares, mas parte do mercado utiliza principalmente esse tipo de solução, como no meu caso, e sinto falta de maior profundidade em conteúdos voltados para isso.

Bom dia, Luiz!

Agradeço a sua sugestão! Ela ótima, pois mostra o interesse dos nossos alunos a áreas ainda não exploradas na nossa plataforma. Recomendo que faça essa sugestão no canal correto, para que ela, sim, seja ouvida.

Desça essa página até o fim e busque a opção "Sugira um curso", nela você responderá um formulário compartilhando mais informações sobre essa sugestão de curso.

No mais, bons estudos!