Desenvolvo minhas ferramentas principalmente em Windows Forms e tenho dificuldade com essa etapa de testes. Existe algum framework que permita o teste de interface, como o Selenium faz para aplicações Web?
Desenvolvo minhas ferramentas principalmente em Windows Forms e tenho dificuldade com essa etapa de testes. Existe algum framework que permita o teste de interface, como o Selenium faz para aplicações Web?
Olá Luiz! Como vai?
Uma das opções mais populares é o WinAppDriver, que é um serviço da Microsoft baseado no WebDriver (o mesmo protocolo usado pelo Selenium) e que permite automatizar testes em aplicações Windows, incluindo WinForms e WPF.
Outra opção é o FlaUI. Ele utiliza as bibliotecas nativas de automação de interface do usuário (IU) da Microsoft, garantindo integração eficiente e confiável. Essa ferramenta de código aberto facilita a criação de testes automatizados para aplicações Windows, abrangendo tecnologias como WinForms, WPF, aplicativos da Windows Store e Win32.
Ambos os frameworks podem ser integrados com ferramentas de testes como o NUnit ou MSTest, permitindo que você escreva e execute seus testes de maneira semelhante aos testes de unidade.
Espero que uma dessas opções seja útil para você!
Oi Armano, tudo bem?
Obrigado pelas sugestões, vou dar uma olhada!
Queria aproveitar e sugerir que tenham mais cursos voltados para Windows Forms (tem toda a formação, mas acredito que tenha espaço para mais conteúdo, como os próprios testes) e WPF (que não tem nenhum, até onde sei). Imagino que não sejam tão populares, mas parte do mercado utiliza principalmente esse tipo de solução, como no meu caso, e sinto falta de maior profundidade em conteúdos voltados para isso.
Bom dia, Luiz!
Agradeço a sua sugestão! Ela ótima, pois mostra o interesse dos nossos alunos a áreas ainda não exploradas na nossa plataforma. Recomendo que faça essa sugestão no canal correto, para que ela, sim, seja ouvida.
Desça essa página até o fim e busque a opção "Sugira um curso", nela você responderá um formulário compartilhando mais informações sobre essa sugestão de curso.
No mais, bons estudos!