Existe mercado freelancer para o data-science, se sim onde e como eu poderia usar meu conhecimento para vender meu trabalho em data-science como freelancer, sem precisra trabalhar numa empresa como CLT/40 horas?
Existe mercado freelancer para o data-science, se sim onde e como eu poderia usar meu conhecimento para vender meu trabalho em data-science como freelancer, sem precisra trabalhar numa empresa como CLT/40 horas?
Boas Rodrigo! Tudo bem?
Desculpe a demora em responder.
Para responder sua pergunta, vou usar algumas coisas do meu histórico pessoal, o que já me deparei olhando vagas de Data Science e trocando experiências com o pessoal que faz parte aqui do Scuba Team.
De modo geral, existem sim trabalhos em data-science do tipo freelancer, eu mesmo já fiz alguns. Ajudei um doutorando do meu curso a realizar o scrapping automático de dados que eram importantes para sua pesquisa estruturando os dados de em tabelas csv.
Creio que a maioria dos trabalhos de freelance em Data-Science seguem essa linha, de um projeto fechado no qual é necessário fazer a coleta automatizada dos dados ou mesmo alguma análise, treinamento de modelo, etc.
Mas, de forma geral, um cientista ou analista de dados atua em uma empresa e um contexto específico. Por exemplo: no mercado financeiro - em bancos ou e corretoras; em empresas de imóveis.
Isso ocorre porque os contextos específicos necessitam de conhecimento sobre a área. Dessa forma, o cientista de dados pode compreender melhor o problema com o qual está se deparando. E portanto, as vagas são mais destinadas à CLT.
Sobre o regime de trabalho, eu já vi algumas vagas que são destinadas à PJ (pessoa jurídica) ou mesmo de prestação de serviço. Nesses casos, é possível trabalhar com projetos específicos ou mesmo com uma carga horária menor.
Nosso instrutor Rodrigo também deu algumas dicas:
"A principal forma é construindo um bom portfólio e manter o LinkeIn bem estruturado, mas tem algumas plataformas que podem ajudar na procura como Workana"
Além disso também deixou um artigo com algumas dicas para trabalhar com freelance na área de dados, que está em inglês, mas que pode ser traduzido automaticamente pelo google tradutor: