2
respostas

Existe alguma dica de como mexer em dados abertos do portal de transparência do Governo?

Existe alguma dica de como mexer em dados abertos do portal de transparência do Governo? Gostaria de importar dados e manipular essas informações, estou enfrentando dificuldades para formatar e manipular essas informações, não consigo sequer inserir em uma tabela do SQL server. Alguém poderia me ajudar?

Faço Jornalismo e gosto de Jornalismo de dados. Acessei o portal de transparência e baixei uma tabela com orçamentos de 2014, gostaria de mexer com isso e não consigo em função da falta de conhecimento.

2 respostas

Como a maioria dos dados estão em formato CSV, acredito que usando o Excel ou até mesmo R, você poderia extrair informações sem necessitar de usar alguma sistema de banco de dados.

A minha sugestão é que você use o R (o qual tem curso aqui) para extrair informações destes dados.

Obrigado Carlos! Porém, nem sempre dou conta de mexer apenas em R. Muitos campos são documentação com texto e informações mais complexas. Vou seguir tentando, mas obrigado pela alternativa. Alguns arquivos chegam a ter 15 mega ou mais. Apenas com SQL para processar tanta informação!

Valeu mesmo, abraço!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software