Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Existe algum guia com as técnicas apresentadas no curso?

O Curso trata de várias técnicas que podem ser utilizadas para falar em público. Mas mesmo sem levar em consideração a montagem do slide, um Storytelling, como foi falado no último módulo é muito importante. Então, gostaria de saber se existe algum modelo, plano, check-list com base no que foi dito no curso para servir de Guia? Achei o curso ótimo e entendi vários pontos, mas pra mim, um guia me ajudaria a assimilar melhor e a fixar o conhecimento.

3 respostas
solução!

Oi Albert,

Preparei um resumo e espero que seja útil para você:

Guia básico - Fundamentos da oratória

  • Oratória é uma habilidade desenvolvida, dentro da ciência da comunicação que envolve aspectos da Inteligência Emocional, Capacidade de Influência, organização de discurso, liderança, assertividade e pragmatismo.
  • Independente da quantidade da sua platéia, você vai aprender a dominar a arte da comunicação e ter a capacidade de sempre apresentar um discurso coerente, organizado e atraente.
  • Valorize mais a coragem do que a segurança.
  • Você vai ficar bem, mesmo se falhar. Bons oradores estabelecem uma troca maravilhosa com seus ouvintes, assim como os bons conversadores fazem o mesmo em eventos sociais. Eles frequentemente formulam perguntas como “você concorda?”.
  • Quando o interesse na mensagem acaba, perde-se oportunidades.
  • Falar bem em público é questão de treino.

  • Postura também é comunicação.

  • Não seja só sorrisos.

  • Saiba quem está te ouvindo.

  • Desvende os incômodos do cotidiano.

  • Faça algo novo e teste outras finalidades.

  • Conheça um assunto de várias formas diferentes.

  • Adote um mentor.

  • Qual é o objetivo de uma palestra? Dizer algo significativo.

  • Saiba o máximo possível sobre a plateia: Quem são essas pessoas? Qual é o nível de informação delas? O que elas esperam? Com o que elas se importam?

  • À medida que você desenvolver sua linha mestra, submeta-a ao seguinte checklist: O assunto me interessa? Ele provoca curiosidade? Eu consigo explicar o tema, com os exemplos necessários, no tempo concedido?

  • Conheço o assunto o suficiente para que a palestra valha o tempo dos ouvintes?

  • Tenho credibilidade necessária para falar do assunto?

  • Qual frase resume minha palestra?

  • Essa frase faria alguém se interessar por ouvir minha palestra?

  • Faça contato visual desde o começo.

Oi Priscila, como vai?

Muito obrigado pela resposta, vai ajudar muito. Comecei a fazer o segundo curso e já estou agindo conforme seus ensinamentos. Muito top.

Que ótimo saber disso, Albert! Fico muito feliz quando fico sabendo disso.

Agradeço o feedback e qualquer coisa, conte comigo, estou por aqui :)

Bons estudos!