Opção 1: Focada no valor da colaboração (Perspectiva Coletiva)
'Para que o nosso projeto avance de forma equilibrada, é fundamental que a gente consiga integrar diferentes pontos de vista na tomada de decisão. O que você acha de avaliarmos as outras ideias do grupo?'
Por que funciona: Transforma um ataque individual em um objetivo comum. O foco deixa de ser o suposto egoísmo da pessoa e passa a ser a busca por uma solução mais rica através da diversidade de opiniões.
Opção 2: Focada na expressão de uma necessidade (Perspectiva de Relacionamento)
'Sinto que algumas decisões estão sendo tomadas de forma isolada e eu gostaria muito que a minha perspectiva também fosse considerada nesse processo. Podemos alinhar uma forma de construir isso juntos?'
Por que funciona: Utiliza a comunicação em primeira pessoa ('Sinto que...', 'Eu gostaria...'). Expressar como uma situação te afeta e o que você precisa é uma das técnicas mais maduras de assertividade, pois não rotula o outro, mas deixa clara a margem de melhoria na interação.
Reflexão e Insights:
Esse exercício deixa evidente que a eficiência da nossa comunicação depende da forma como enquadramos o problema. Quando apontamos o dedo para o comportamento alheio, geramos fricção e resistência. Por outro lado, quando propomos uma alternativa positiva e focamos no ganho coletivo, abrimos espaço para a empatia e para um ambiente de trabalho ou estudo muito mais colaborativo e saudável.
Mudar o foco do 'defeito' para a 'solução' é uma habilidade de liderança essencial. A assertividade não anula o problema, mas escolhe o caminho mais inteligente e maduro para resolvê-lo