1 - Crie um dicionário representando informações sobre uma pessoa, como nome, idade e cidade.
pessoa = {'nome':'Ricardo', 'idade':53, 'cidade':'Petropolis'}
2 - Utilizando o dicionário criado no item 1:
Modifique o valor de um dos itens no dicionário (por exemplo, atualize a idade da pessoa);
Adicione um campo de profissão para essa pessoa;
Remova um item do dicionário.
print(pessoa) pessoa['nome']= 'Paulo' pessoa['idade']= 26 del pessoa['cidade'] pessoa['profissao'] = 'Engenheiro'
print(pessoa) print()
3 - Crie um dicionário que relacione os números de 1 a 5 aos seus respectivos quadrados.
lista_num={} for numero in range(1,6,1): lista_num[str(numero)]=numero*numero print(lista_num)
4 - Crie um dicionário e verifique se uma chave específica existe dentro desse dicionário.
pessoa = {'nome':'Ricardo', 'idade':53, 'cidade':'Petropolis'}
if 'verbo' in pessoa: print("A chave 'nome' existe no dicionário.") else: print("A chave 'nome' não existe no dicionário.")
5 - Escreva um código que conte a frequência de cada palavra em uma frase utilizando um dicionário.
frase = 'eu tu ele nos vos eles eu tu ele nos vos eles eu tu ele nos vos eles aviao carro carneiro barco' contagem_de_palavras = {} palavras = frase.split() for palavra in palavras: contagem_de_palavras[palavra] = contagem_de_palavras.get(palavra, 0) + 1 print(contagem_de_palavras)