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EXERCÍCIOS

Bom dia!

A maioria das demissões nas empresas de liderados ou lideres é a questão comportamental, também a importância de uma linguagem assertiva facilita o processo de entendimento evitando ruídos na comunicação.

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Olá, Lamartine! Tudo bom?

No contexto da aula que você está estudando, o personagem Jorge está aprendendo a importância de conhecer seu público-alvo (neste caso, sua equipe) para comunicar-se de maneira eficaz. Ele percebe que uma comunicação única e padronizada não funciona para todos, pois sua equipe é diversificada em termos de gênero, idade, experiência de trabalho, entre outros aspectos.

A lição aqui é que a comunicação eficaz deve ser adaptada ao público-alvo. Isso significa entender as necessidades, preferências e interesses de cada membro da equipe para que a mensagem seja recebida da maneira desejada. Por exemplo, algumas pessoas podem preferir uma comunicação mais direta, enquanto outras podem preferir que um contexto seja apresentado antes de chegar a uma informação.

No caso de Jorge, ele percebeu que sua comunicação estava voltada para um público masculino, jovem, solteiro e sem filhos, o que não representava a diversidade de sua equipe. Isso resultou em mal-entendidos e até na demissão de uma colaboradora.

Portanto, a chave para evitar ruídos na comunicação e problemas comportamentais é desenvolver a empatia, ou seja, a capacidade de se colocar no lugar do outro, e adaptar a comunicação de acordo com as necessidades e características de cada indivíduo.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Abraços =)

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