6
respostas

Exercícios

Eu entendo que existem exercícios em diversos sites pela web que podemos procurar para fazer, mas acredito que o curso seria melhor se já tivesse ao menos 1 exercício para reforçar os conceitos aprendidos em cada módulo.

Alegar que o "Mãos na Massa" seria o exercício da aula não faz muito sentido, à medida que eu, e acredito que muitos outros alunos, já vão desenvolvendo e treinando o código conforme cada aula. Até por isso existe o fórum e diversas dúvidas que vão surgindo no caminho e sendo tiradas a cada tópico das aulas.

Acho que assim como muitos outros alunos já pediram isso por aqui, é uma grande crítica à plataforma que não disponibiliza esses exercícios diretamente ao término dos módulos.

Detalhe. Eu terminei o módulo anterior e há 1 semana postei a resolução de um exercício que peguei de site externo e mandei aqui para que verificassem e não tive retorno ainda. Sequer sei se estou no caminho certo no exercício.

Jogar o conteúdo é fácil. No youtube temos muito conteúdo também. Entenderem a diferença?

Espero que entendam a crítica. Assinei a plataforma recentemente e gostei bastante da experiência. Mas acho que poderia melhorar muito ainda.

6 respostas

Fazendo um paralelo a mensagem anterior do Dailton, de forma geral gostei do curso, porém a minha crítica fica em parte dos exemplos, sobretudo no último, que tratou de herança múltiplica, achei o exemplo utilizado péssimo, tive que criar meu próprio exemplo utilizando o conceito de empresa, com classes como pessoa, diretoria, funcionário, achei muito mais didático e interessante, porém eu só fiz isso pois já trabalhei com outras linguagens como java e c++ e já tenho um pouco de experiência, acho que pra um aluno iniciante que não sabe nada, com certeza vai ficar muito perdido.

Outro ponto a ser destacado é a falta de exercícios para fixar, acho que um simples exercício no final do módulo seria de extrema importância, no geral a gravação estava show e o conteúdo ok, obrigado.

Eu imagino que isso ocorra porque a proposta da plataforma, ao meu ver, é apresentar cursos apenas de maneira introdutória.

Tenho achado que nenhum curso até agora tem explorado um conteúdo de forma mediana, tão pouco avançada.

Eu tenho visto essa plataforma apenas como uma via introdutória tão somente...

Rosemeri,

talvez você esteja certa e os cursos por aqui sejam mais introdutórios. Mas não condiz com toda propaganda que eu ouço, principalmente nos Nerdtech, um dos canais de divulgação da plataforma que existem há mais tempo. Lá eles ficam enfatizando que os mais de mil cursos não são só um número. Mas quando a gente chega aqui parece que na real é mais quantidade e não qualidade né. Eu sinceramente gostei da plataforma e tudo mais assim que iniciei os cursos. Mas agora que já estou há 1 mês estudando eu começo a sentir essa falta de qualidade nas aulas. Não adianta só vídeos bons ensinando todo o conteúdo do mundo em mais de 1200 cursos. Uma plataforma completa apresentaria tudo relacionado à esses cursos e exercícios de fixação a cada módulo seria o básico.

Agora eu tenho 1 ano na plataforma que já assinei e vou aproveitar ao máximo o que eu puder. Mas já fica a reflexão pro ano que vem se eu deveria ou não renovar. Acredito que assim que eu encontrar meu foco, eu vá procurar o curso focado em outra plataforma mesmo.

Então, em língua portuguesa, acredito que essa plataforma e a devmedia( se não estou enganada) são as mais aderentes aos iniciantes.

Antes de me matricular aqui eu não tinha a menor pretensão de que os conteúdos seriam nada mais que introdutórios.

Dailton , sem ser invasiva e apenas por curiosidade, você já tem alguma cadeira em tecnologia? Pois se sim, seria interessante (muito mesmo), buscar exercícios mais complexos para se aprofundar mais...

E sim, eu compreendo completamente a tua frustração! No final do dia cada um de nós aqui somos CONSUMIDORES. Pagamos por algo e gostaríamos e esperávamos por qualidade. Enfim... Acho que você deveria fazer sugestões à plataforma, mas honestamente eu não esperaria por Qualquer mudança tão drástica tão prontamente.

E , caso queira, eu posso te indicar algum site para você treinar lógica, algoritmos e etc. Mas para isso eu teria que saber teu nível de conhecimento e desenvoltura na área.

Qualquer coisa basta sinalizar :)

Assim, como eu recebo acesso da alura da minha empresa onde eu trabalho atualmente como desenvolvedor, não posso criticar muito relação a isso, visto que é um benefício gratuito que recebo. Porém se eu estivesse nos meus tempos de faculdade e aprendendo a programar, certamente não iria gastar toda essa grana assinando a plataforma, pois iria focar em algo específico, mas novamente, deixo aqui minha crítica, falta projetos em forma de exercício para envolver mais ainda o aluno, minha opinião.

@Rosemeri

Então. Eu não estou assim tão insatisfeito com a plataforma, até por que estou aprendendo bastante com ela. E ainda vou explorar um pouco mais outros cursos fora da programação pra ter ideia da abordagem. Mas a crítica foi mais direta ao ponto mesmo.

Eu me formei em engenharia da computação em 2011 mas nunca atuei na área de TI nem nada. E na época eu confesso que não gostava de programação. Não me dava bem. Talvez pela abordagem dos professores, método de ensino ou as linguagens. Ou simplesmente pq a faculdade ensina mais um milhão de coisas e programação era só mais uma disciplina complexa no meio de tantas outras.

Mas sim, eu tenho a base de lógica de programação e estou com muita facilidade com Python por ter uma sintaxe super simples. Não tem segredos. A lógica vai tranquilo. Eu entendo tudo que é explicado com tranquilidade nas aulas. O que me falta é mesmo treino pra aprender a fazer sozinho e fixar. E eu posso fazer isso fora da plataforma. Eu só gostaria que tivesse essa opção aqui dentro reforçando cada módulo ensinado. Mas tudo bem.. estou firme e forte estudando pra ter um Plano B de carreira. Nada com muito foco ainda. Vou descobrir no caminho. Vou explorar Data Science pra começar. Assim que eu terminar todos da base de Python.

Obrigado