Boa noite Leonardo. Essa é uma pergunta de um milhão de dólares. Cada um tem um forma de absorver conteúdo. O que vai tornar você um profissional diferenciado é exatamente a sua resiliência, ou seja, a capacidade de superar obstáculos.
Eu também faço como você, junto com o professor. O problema desse método é que você acaba não tendo a visão do vídeo inteiro e as vezes o professor muda tudo no meio da explicação.
A minha sugestão, que funciona comigo, é a prática e a repetição e que você tenha um projeto seu em paralelo com o curso. Como por exemplo: criar um site para alguém da sua família. Tentar imaginar algum aplicativo. Enfim, alguma que seja sua.
Não existe outro caminho. Se você assistir o vídeo com pressa ou sem atenção vai jogar dinheiro e, o mais importante de tudo, seu tempo fora. Não tem caminho fácil e a plataforma da Alura não oferece um suporte para tirar dúvidas de forma adequada. Sem a prática diária vc não vai aprender, nosso cérebro esquece aquilo que não está sendo usado.
Eu faço assim: Assisto o vídeo duas vezes. Faço os exercícios com muita atenção. Algumas coisas eu anoto no caderno a mão. Outras eu imprimo e faço anotações. Cada vídeo tem que ter uma anotação, se não, como vc vai absorver tanto conteúdo. Depois eu saio do computador e tento lembrar daquele módulo de cabeça como exercício mental. No dia seguinte faço uma revisão da aula anterior.
Abraço, espero ter ajudado.