1
resposta

Exercicio Tabuada

Pessoal, tudo bem?
Estou com o exercício abaixo:

Escreva um programa que gere a tabuada de um número inteiro de 1 a 10, de acordo com a escolha da pessoa usuária. Como exemplo, para o número 2, a tabuada deve ser mostrada no seguinte formato:
Tabuada do 2:
2 x 1 = 2
2 x 2 = 4
[...]
2 x 10 = 20

Após algumas tentativas e ajudas de IA, eu cheguei nessa solução:

valor = int(input('Digite seu número aqui: '))
num_base = 0

while num_base <11:
  resultado = valor * num_base
  print(f'{valor} x {num_base} = {resultado}')
  num_base +=1

A solução foi testada, com números positivos, e negativos, e deu certo.

Como sempre faço, fui comparar com o código do instrutor, e havia um código diferente, com uso de for no lugar do meu while.

A dúvida é, tendo gerado o resultado esperado, percebi que podem existir dois códigos diferentes, ou duas instruções diferentes, podem gerar o mesmo resultado?

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
1 resposta

Olá, Rafael! Tudo bem?

Que ótimo que você conseguiu resolver o exercício e que seu código está funcionando corretamente. Sim, é absolutamente possível que diferentes abordagens ou estruturas de controle, como while e for, levem ao mesmo resultado. No seu caso, você usou um loop while para gerar a tabuada, que é uma abordagem válida. O loop while continua executando enquanto a condição especificada for verdadeira.

Por outro lado, o instrutor pode ter usado um loop for, que é outra maneira de iterar sobre um conjunto de valores. Mas ambos os métodos são corretos e a escolha entre um ou outro pode depender do contexto, ou da preferência pessoal.

Espero ter esclarecido.

Qualquer dúvida que surgir, compartilhe no fórum. Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!