Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Exercício sobre Tipografia

Fiquei com dúvida quando ao exercício. Uma das alternativas corretas diz: "A primeira família tipográfica, criada por Nicolas Jenson para ser utilizada nos tipos móveis, possuía as características das letras romanas". Mas eu lembro que, anteriormente, é dito que a primeira família tipográfica foram as letras góticas criadas para os tipos móveis de Gutemberg, e que as letras com o estilo romano, de Jenson, vieram depois. Isso é correto?

2 respostas
solução!

Olá Guilherme, tudo bem ^^

Sim, é isto mesmo, no período em que estava estudando tipografia também me perguntei isso.

Mas o que acontece é que existe uma diferença entre as caracteristicas das letras e a família tipográfica, as letras como o estilo Romano já existia, ela reamente é mais antiga, mas não existia nenhuma família tipográfica, ou seja não existia os formatos entalhados para reutilização com letras que possuiam as características romanas, de fato a primeira letra que marcou estes blocos impressos de Gutemberg foram as letras góticas, por isso é considerado a primeira familía tipográfica, qualquer outra pessoa poderia utilizar desta família em seus manuscritos, bastava ter os glifos.

Então a ideia é essa, as caracteristicas romanas são mais antigas, mas passar essas características para o método de Gutemberg não, por isso a família tipográfica veio depois.

Espero ter conseguido esclarecer ^^.

Um abraço e bons estudos

Opa, brigadão pela ajuda Luiz!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software