No curso de Certificação ITIL Foundation 3: Transição e Operação de Serviço, no primeiro exercício da aula 4, eis o enunciado:
Gestão de Problemas é fundamental na ITIL! Este processo traz como um de seus objetivos, o estudo de incidentes de forma que as suas causas-raiz possam ser compreendidas. O que é verdadeiro para o processo Gerenciamento de problema?
Selecione uma alternativa
Eis as alternativas:
A. Gerencia o ciclo de vida de todos os problemas.
B. Atua sobre incidentes apenas depois que eles ocorrem.
C. Minimiza o impacto dos incidentes que não podem ser evitados.
D. Previne proativamente a ocorrência de incidentes e atua para encerrar causas de incidentes.
A alternativa apresentada como correta é a D com essa explicação:
O processo Gerenciamento de Problema é responsável por gerenciar o ciclo de vida de todos os problemas. Previne de maneira proativa a ocorrência de incidentes e minimiza o impacto do que não pode ser evitado.
Ora, mas lendo essa explicação, isso implica que as alternativas A e C também são corretas, e não apenas a alternativa D. No entanto, o exercício diz para escolher apenas uma alternativa correta.
Sugiro ao pessoal da Alura a dar uma revisada neste exercício. Ou pedir para marcar três alternativas corretas, ou alterar a redação das alternativas A e C ou então mudar o enunciado para marcar a alternativa falsa e mudar a correta para a B.