Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Exercício sobre ITIL

No curso de Certificação ITIL Foundation 3: Transição e Operação de Serviço, no primeiro exercício da aula 4, eis o enunciado:

Gestão de Problemas é fundamental na ITIL! Este processo traz como um de seus objetivos, o estudo de incidentes de forma que as suas causas-raiz possam ser compreendidas. O que é verdadeiro para o processo Gerenciamento de problema?

Selecione uma alternativa

Eis as alternativas:

A. Gerencia o ciclo de vida de todos os problemas.

B. Atua sobre incidentes apenas depois que eles ocorrem.

C. Minimiza o impacto dos incidentes que não podem ser evitados.

D. Previne proativamente a ocorrência de incidentes e atua para encerrar causas de incidentes.

A alternativa apresentada como correta é a D com essa explicação:

O processo Gerenciamento de Problema é responsável por gerenciar o ciclo de vida de todos os problemas. Previne de maneira proativa a ocorrência de incidentes e minimiza o impacto do que não pode ser evitado.

Ora, mas lendo essa explicação, isso implica que as alternativas A e C também são corretas, e não apenas a alternativa D. No entanto, o exercício diz para escolher apenas uma alternativa correta.

Sugiro ao pessoal da Alura a dar uma revisada neste exercício. Ou pedir para marcar três alternativas corretas, ou alterar a redação das alternativas A e C ou então mudar o enunciado para marcar a alternativa falsa e mudar a correta para a B.

5 respostas

Olá Victor,

entendo a sua argumentação, porém no ITIL e na prova de certificação ocorre o seguinte:

Muitas das perguntas tem respostas parecidas porém devemos selecionar a resposta QUE MAIS ESTÁ CORRETA, nesse caso a letra D é a resposta que mais está correta/completa com relação a gestão de problemas, sim as outras tem coerência, porém a mais correta seria a D

solução!

O problema é que dado que há mais do que uma alternativa correta, confiar na que esteja "mais correta" é algo muito duvidoso para a prova. Isso sem falar que existe uma subjetividade em definir qual é a mais correta dentre várias alternativas que de todo são verdadeiras.

Vi no simulado, algumas questões que explicitamente pedem pela alternativa que melhor descreve, que melhor se adéqua ou que seja a mais completa. Não seria o caso dessa questão aqui?

Nas provas de certificação do ITIL, são desenvolvidas assim mesmo, muita das vezes a pergunta também explora a vivência/experiência da pessoa dentro do contexto e deve ser analisado a resposta que mais atende ao que está sendo questionado

Se a dúvida foi sanada você pode clicar na opção correspondente para encerrar este tópico

Se a dúvida foi sanada você pode clicar na opção correspondente para encerrar este tópico.