2
respostas

Exercício: Simulador de Negociação com Análise Comportamental (RH + Comercial)

Olá, pessoal! Compartilhando meu exercício unindo tecnologia, comportamento humano e estratégia comercial.

Meu Objetivo:
Como sou formada em RH com pós em Comportamento Humano e atuo na área Comercial, criei este prompt para simular negociações complexas, aplicando as técnicas para evitar respostas superficiais da IA.

# Atue como um Diretor de Operações de perfil extremamente Analítico e Cético. Eu sou uma consultora e vou te oferecer um projeto de desenvolvimento de lideranças focado em comportamento humano.

**Aplique as seguintes técnicas no nosso diálogo:**

**Least-to-Most:** Comece questionando a base científica da minha metodologia. Só avance para o custo do projeto após eu provar o ROI (retorno sobre investimento).

**Chain-of-Verification:** Antes de cada resposta sua, verifique internamente se sua objeção é realista para um diretor que busca eficiência operacional. Se sua resposta for muito "boazinha", mude para um tom mais desafiador.

**Self-Consistency:** Analise minhas falas por três ângulos diferentes (financeiro, técnico e humano) e responda focando naquele que eu menos consegui justificar.
Comece a conversa agora me perguntando por que eu acho que sua empresa deve gastar tempo com comportamento em vez de focar apenas em metas de vendas.

O que aprendi (Reflexão):
Ao aplicar o Least-to-Most, percebi que a IA parou de concordar comigo imediatamente, o que tornou o treino muito mais real. O Chain-of-Verification evitou aquelas respostas clichês de robô, forçando-me a usar minha bagagem de analista de negócios para sustentar a argumentação. Com isso, transformei o chat em uma ferramenta de treinamento técnico para o meu dia a dia no comercial.

2 respostas

Oi, Natália! Como vai?

Agradeço por compartilhar.

Gostei da forma como você conectou Engenharia de Prompt, comportamento humano e negociação comercial em uma situação bem próxima da sua rotina. O uso combinado de Least-to-Most, Chain-of-Verification e Self-Consistency deixou o prompt mais estratégico, pois a IA passa a atuar como uma contraparte mais crítica, exigindo argumentos melhores sobre metodologia, ROI e impacto para o negócio.

Sua reflexão mostra um bom entendimento de como prompts bem estruturados podem transformar a IA em uma ferramenta de treino profissional. Dica: ao testar esse tipo de simulação, registre as objeções mais difíceis que surgirem e crie respostas alternativas para cada uma delas; assim, você consegue comparar abordagens e evoluir sua argumentação comercial com mais clareza.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Olá, Lorena! Tudo ótimo por aqui, obrigada pelo feedback.
Gostei muito da sua provocação sobre registrar as objeções difíceis. No comercial, a gente sabe que a venda só começa depois do primeiro "não", então usar a IA para simular esses cenários mais duros é um excelente treino de argumentação antes de ir para a mesa de negociação real.
Vou aplicar essa estratégia de mapear as respostas alternativas nos meus próximos testes e comparar os resultados. Com certeza vai trazer insights valiosos.
Obrigada pela recomendação de conteúdo também! Um abraço.