<canvas width = "600" height = "400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'grey';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
    var cores = ['blue', 'red', 'green']
    var indiceCorAtual = 0; 
function desenhaCirculo(evento) {
    var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
    var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
    var raio = 10; 
    console.log(x + ', ' + y);
    if (evento.shiftKey) {
           raio = raio + 20; 
           alert('Você clicou pressionando SHIFT!');
    }
    pincel.fillStyle = cores[indiceCorAtual];  
    pincel.beginPath();
    pincel.arc(x, y, raio, 0, 2*3.14); 
    pincel.fill();
}
tela.onclick = desenhaCirculo; 
    function mudaCor() {
        indiceCorAtual++;
        /*
        alert(cores[indiceCorAtual]);
        */
        if(cores[indiceCorAtual] == 'blue') {
            alert("Azul");        
        }
        if(cores[indiceCorAtual] == 'red') {
            alert("Vermelho");        
        }
        if(cores[indiceCorAtual] == 'green') {
            alert("verde");        
        }
        if(indiceCorAtual == 3) {
            alert("Azul");        
        }
         if(indiceCorAtual >= cores.length) {
            indiceCorAtual = 0; // volta para a primeira cor, azul
        }
        return false;  // para não exibir o menu padrão do canvas
    }
    tela.oncontextmenu = mudaCor;
</script>