Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Exercicio Seleção (nível 5) - Aula 5 Python Pandas

Olá boa noite,

Temos o seguinte Data Frame :

import pandas as pd alunos = pd.DataFrame({'Nome': ['Ary', 'Cátia', 'Denis', 'Beto', 'Bruna', 'Dara', 'Carlos', 'Alice'], 'Sexo': ['M', 'F', 'M', 'M', 'F', 'F', 'M', 'F'], 'Idade': [15, 27, 56, 32, 42, 21, 19, 35], 'Notas': [7.5, 2.5, 5.0, 10, 8.2, 7, 6, 5.6], 'Aprovado': [True, False, False, True, True, True, False, False]}, columns = ['Nome', 'Idade', 'Sexo', 'Notas', 'Aprovado'])

Nesse exercício é solicitado que a gente selecione os 3 alunos mais novos da turma e o resultado é :

alunos.sort_values(by = ['Idade'], inplace = True) alunos.iloc[:3]

Porém eu ainda não conseguir entender a lógica, onde está indicando que eu quero selecionar os alunos mais novos ? Poderiam me ajudar a entender ?

3 respostas

Bom dia Alex,

O sort_values está sendo usado para organizar os alunos por idade e ao final do comando foi utilizado o .iloc[:3] que vai pegar os três primeiros valores do dataframe. Os três primeiros valores vão ser os três alunos mais novos já que o dataframe está organizado por idade.

solução!

Olá Alex,

O detalhe importante está no sort_values, aqui estamos ordenando os alunos pela idade, assim o aluno com a menor idade (mais jovem) vai ficar na primeira linha do DataFrame, o segundo aluno mais jovem vai ficar na segunda linha do DataFrame e assim por diante.

Então tudo que precisamos fazer a partir daí é pegar os 3 primeiros alunos (3 primeiras linhas) já que estão todos organizados pela idade do mais jovem para o mais velho.

Espero ter ajudado qualquer dúvida é só falar!

Pessoal muito obrigado pelas explicações, agora conseguir entender completamente o exercício.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software