// variaveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 25;
let velocidadeXBolinha = 5;
let velocidadeYBolinha = 5;
let raio = diametro / 2;
// variaveis da minha raquete
let xMinhaRaquete = 5;
let yMinhaRaquete = 150;
let larguraMinhaRaquete = 10;
let alturaMinhaRaquete = 90;
function setup() {
createCanvas(600, 400);
}
function draw() {
background(0);
mostraBolinha();
movimentaBolinha();
verificaColisaoBorda();
mostraMinhaRaquete();
movimentaMinhaRaquete();
verificaColisaoRaquete();
}
function mostraBolinha(){
circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}
function movimentaBolinha(){
xBolinha += velocidadeXBolinha;
yBolinha += velocidadeYBolinha;
}
function verificaColisaoBorda(){
if (xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0){
velocidadeXBolinha *= -1;
}
if (yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0){
velocidadeYBolinha *= -1;
}
}
function mostraMinhaRaquete(){
rect(xMinhaRaquete, yMinhaRaquete, larguraMinhaRaquete, alturaMinhaRaquete);
}
function movimentaMinhaRaquete(){
if (keyIsDown(UP_ARROW)){
yMinhaRaquete -= 10;
}
if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){
yMinhaRaquete += 10;
}
}
function verificaColisaoRaquete(){
if (xBolinha - raio < xMinhaRaquete + larguraMinhaRaquete && yBolinha - raio < yMinhaRaquete + alturaMinhaRaquete && yBolinha + raio > yMinhaRaquete){
velocidadeXBolinha *= -1;
}
}