5
respostas

Exercício Prático

Recebi esse exercício para práticar na Universidade, podem me ajudar?

Objetivo Desenvolver um sistema informático, usando a abordagem orientada aos objetos, para apoiar a gestão de uma agência de modelos.

Descrição dos requisitos (mínimos)

Uma agência de modelos pretende implementar um sistema informático para gerir a informação dos seus colaboradores e dos trabalhos por eles efetuados. Os colaboradores da agência dividem-se em modelos, fotógrafos e agentes. Dos colaboradores, a agência pretende saber o nome, a morada, o contacto e o número de identificação fiscal (NIF). Dos modelos, é necessário ainda saber o sexo, a nacionalidade, a altura e um conjunto de três medidas. Os modelos podem ser representados por um dos agentes, mas também podem ter uma atividade independente. Os agentes são funcionários da agência cuja função é acompanhar o trabalho dos modelos que representam e zelar pelos seus interesses. É importante saber o ano em que cada agente iniciou a sua atividade na agência. Por forma a manter um histórico sobre a atividade de cada agente, é necessário guardar as datas em que começou e terminou o seu trabalho com cada um dos modelos que representou desde que iniciou a sua atividade na agência. É importante saber o motivo pelo qual deixou de representar um determinado modelo.

5 respostas

quer usar qual ferramenta?

Php para ser implementado num formulário html.

Oi Danilo, qual a dúvida em específico?

Você pode seguir uma abordagem tradicional criando uma classe abstrata para representar o Colaborador e após isso você cria as classes Modelo, Fotógrafo e Agente que vão herdar de Colaborador. Feita essa etapa você então preenche essas classes com suas próprias peculiaridades como descrito no exercício.

Bons estudos.

Boa tarde Diego, tudo bem?

Consegui fazer essa parte do trabalho assistindo a aula de orientações com objetos em php aqui do curto vendo aquele exemplo de um banco...a partir daí já não sei para onde seguir mais. Já tenho essas classes criadas e criei uma classe para o endereço também.

Oi Danilo, então a parte do exercício mostrado, que se refere ao modelo do sistema, você já tem feito. Se for implementar isso de verdade como um sistema você precisa assistir algum dos cursos de PHP para web por que seria inviável mostrar tudo dentro do fórum.

De maneira mais simplista, o que você precisa agora é criar os formulários em HTML para alimentar suas classes de negócio e depois realizar a persistência dessas informações. Eu sei que aqui na Alura tem os cursos de MVC para PHP e Laravel que podem te dar uma base para você realizar os próximos passos.

Bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software