1
resposta

Exercício - Plano de ação

Eu possuo duas barreiras com as quais eu tenho batalhado para superar diariamente: TDAH, que dispara quando eu fico entediado com algo, não me sinto desafiado e eu tenho que fazer algo alternativo para conseguir focar (algumas músicas e coisas ajudam com a questão do foco) e meu senso de privacidade exarcebado por conta de ter sido perseguido por um stalker, não consigo fazer coisas "públicas", como tirar fotos, gravar vídeos e etc

Para a primeira barreira, o TDAH (não medicado por alternativa própria) creio que o plano de ação mais acertado para colocar em prática seria:

• 1- Quebrar atividades monótonas e tarefas em blocos menores, dividingo em etapas curtas e inserindo intervalos entre elas, isso ajuda bastante.
  • 2- Incorporar novos estímulos alternativos, eu ouvi falar de ferramentas como apps de produtividade com gamificação ... eu já utilizos trilhas sonoras estimulantes que ajudam parcialmente.
  • 3- Priorizar o que é mais interessante primeiro, assim, eu posso tentar criar motivação para concluir etapas mais morosas e menos desafiadoras.
  • 4- Ter um ambiente livre de distrações, esse é bem difícil quando estou em casa e a esposa ou sobrinho estão próximos, eles ficam pedindo para fazer coisas, atrapalhando e quebrando a linha de trabalho.

Para a segunda barreira, que seria o senso de privacidade exacerbado que me faz sentir vulnerável, acredito que o approach do plano de ação poderia seguir os seguintes passos:

• 1- Exposição gradual, tentar gravar vídeos e tirar fotos apenas para uso pessoal, me habituar com essa questão antes de tentar compartilhar em qualquer outra plataforma.
  • 2- Estabelecer limites, deixar esses limites claros, pontos que me sinto confortável e seguro e pontos que eu posso restringir por hora para não me sentir em uma situação de perigo.
  • 3- Voltar às sessões junto à terapia. No passado, eu fiz bastante terapia, e infelizmente, não creio que eu avancei muito. Eu tive muito mais sucesso com o apoio de amigos e esposa do que terapeuta especializado. Talvez esteja na hora de tentar novamente agora que consigo falar a respeito.
  • 4- Praticar mais atividades em grupo que criam um senso de segurança, como por exemplo, eu adoro jogar airsoft e mestrar minhas campanhas de RPG, creio que essas duas atividades ajudam bastante no aspecto de divulgar coisas de uma forma segura e com um risco mínimo para a minha integridade ou de pessoas que me importo.

Acredito que, no momento, essas são duas das minhas grandes barreiras e creio que, ao seguir esse plano de ação, conseguirei melhorar o impacto negativo que elas possuem no meu dia-a-dia.

Caso alguém esteja passando por essas situações, compartilhem comigo se vocês possuem métodos alternativos. Eu tentei pesquisar bastante sobre os temas já... sei que não é "fácil", mas... é simples.

Abraços! Quem precisar conversar, estou aqui e no discord.

1 resposta

Oi, Rafael. Tudo bem?

Obrigada por compartilhar.

Gostei muito da sua abordagem sobre as barreiras que você enfrenta. Você teve uma visão bem clara de como quebrar essas barreiras, principalmente ao dividir tarefas em etapas menores e usar estímulos alternativos para o foco. Essas estratégias são poderosas e ajudam a melhorar o desempenho, principalmente quando lidamos com desafios como o TDAH. Em relação ao foco, você pode experimentar também usar técnicas de pomodoro (25 minutos de trabalho seguidos de 5 minutos de pausa), isso pode ajudar a manter a produtividade de forma mais constante.

Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓

bons estudos