Eu possuo duas barreiras com as quais eu tenho batalhado para superar diariamente: TDAH, que dispara quando eu fico entediado com algo, não me sinto desafiado e eu tenho que fazer algo alternativo para conseguir focar (algumas músicas e coisas ajudam com a questão do foco) e meu senso de privacidade exarcebado por conta de ter sido perseguido por um stalker, não consigo fazer coisas "públicas", como tirar fotos, gravar vídeos e etc
Para a primeira barreira, o TDAH (não medicado por alternativa própria) creio que o plano de ação mais acertado para colocar em prática seria:
- 1- Quebrar atividades monótonas e tarefas em blocos menores, dividingo em etapas curtas e inserindo intervalos entre elas, isso ajuda bastante.
- 2- Incorporar novos estímulos alternativos, eu ouvi falar de ferramentas como apps de produtividade com gamificação ... eu já utilizos trilhas sonoras estimulantes que ajudam parcialmente.
- 3- Priorizar o que é mais interessante primeiro, assim, eu posso tentar criar motivação para concluir etapas mais morosas e menos desafiadoras.
- 4- Ter um ambiente livre de distrações, esse é bem difícil quando estou em casa e a esposa ou sobrinho estão próximos, eles ficam pedindo para fazer coisas, atrapalhando e quebrando a linha de trabalho.
Para a segunda barreira, que seria o senso de privacidade exacerbado que me faz sentir vulnerável, acredito que o approach do plano de ação poderia seguir os seguintes passos:
- 1- Exposição gradual, tentar gravar vídeos e tirar fotos apenas para uso pessoal, me habituar com essa questão antes de tentar compartilhar em qualquer outra plataforma.
- 2- Estabelecer limites, deixar esses limites claros, pontos que me sinto confortável e seguro e pontos que eu posso restringir por hora para não me sentir em uma situação de perigo.
- 3- Voltar às sessões junto à terapia. No passado, eu fiz bastante terapia, e infelizmente, não creio que eu avancei muito. Eu tive muito mais sucesso com o apoio de amigos e esposa do que terapeuta especializado. Talvez esteja na hora de tentar novamente agora que consigo falar a respeito.
- 4- Praticar mais atividades em grupo que criam um senso de segurança, como por exemplo, eu adoro jogar airsoft e mestrar minhas campanhas de RPG, creio que essas duas atividades ajudam bastante no aspecto de divulgar coisas de uma forma segura e com um risco mínimo para a minha integridade ou de pessoas que me importo.
Acredito que, no momento, essas são duas das minhas grandes barreiras e creio que, ao seguir esse plano de ação, conseguirei melhorar o impacto negativo que elas possuem no meu dia-a-dia.
Caso alguém esteja passando por essas situações, compartilhem comigo se vocês possuem métodos alternativos. Eu tentei pesquisar bastante sobre os temas já... sei que não é "fácil", mas... é simples.
Abraços! Quem precisar conversar, estou aqui e no discord.