1
resposta

Exercício movendo a bolinha sem sair da tela

incrementei com tabela de cores e não permitindo que bolinha saia para fora da tela.

<!--Inserindo canva-->
<canvas width="600" height="400"></canvas>

<!--pulando linha-->
<br>

<!--Adicionando um INPUT de seleção de cores-->
ESCOLHA A COR DA BOLINHA <input type="Color">

<!--Iniciando mundo JavaScript-->
<script>

    var tabelaDeCores = document.querySelector('input');
    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');

    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var x = 20;
    var y = 20;

    // códigos do teclado usado pelo evento.keyCode

    var esquerda = 37;
    var cima = 38;
    var direita = 39;
    var baixo = 40;

    // taxa de incremento dos eixos X e Y
    var taxa = 10; 

    function desenhaCirculo(x, y, raio) {

        pincel.fillStyle = tabelaDeCores.value;
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
        pincel.fill();
    }

    function limpaTela() {

        pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
    }

    function atualizaTela() {

        limpaTela();
        //implementando seguencia de condições para que bolinha
        //não saia da tela(CANVAS)
        if(x < 10){
            x = 10;
        }else if(x > 590){
            x = 590;
        }else if(y < 20){
            y = 10;
        }else if(y > 390){
            y = 390;
        }

        desenhaCirculo(x, y, 10);
        console.log(x);
    }

    setInterval(atualizaTela, 20);

    function leDoTeclado(evento) {

        // sabemos que é através de evento.keyCode que temos 
        //acesso ao código da tecla pressionada
        var tecla = evento.keyCode;

        // condição SE TECLA apertada é a correta.
        if (tecla == esquerda){

            x = x - taxa; 

        }else if(tecla == direita){

            x = x + taxa; 

        }else if(tecla == cima){

            y = y - taxa; 

        }else if(tecla == baixo){

            y = y + taxa;

        }

    }

    document.onkeydown = leDoTeclado;
    setInterval(atualizaTela, 20);

</script>

Se eu fiz algum comentário errôneo no código, por favor me corrijam. Obrigado.

1 resposta

Essa sacada de criar uma variável para o evento.keyCode foi muito boa. Facilitou demais.