incrementei com tabela de cores e não permitindo que bolinha saia para fora da tela.
<!--Inserindo canva-->
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<!--pulando linha-->
<br>
<!--Adicionando um INPUT de seleção de cores-->
ESCOLHA A COR DA BOLINHA <input type="Color">
<!--Iniciando mundo JavaScript-->
<script>
var tabelaDeCores = document.querySelector('input');
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var x = 20;
var y = 20;
// códigos do teclado usado pelo evento.keyCode
var esquerda = 37;
var cima = 38;
var direita = 39;
var baixo = 40;
// taxa de incremento dos eixos X e Y
var taxa = 10;
function desenhaCirculo(x, y, raio) {
pincel.fillStyle = tabelaDeCores.value;
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
pincel.fill();
}
function limpaTela() {
pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
}
function atualizaTela() {
limpaTela();
//implementando seguencia de condições para que bolinha
//não saia da tela(CANVAS)
if(x < 10){
x = 10;
}else if(x > 590){
x = 590;
}else if(y < 20){
y = 10;
}else if(y > 390){
y = 390;
}
desenhaCirculo(x, y, 10);
console.log(x);
}
setInterval(atualizaTela, 20);
function leDoTeclado(evento) {
// sabemos que é através de evento.keyCode que temos
//acesso ao código da tecla pressionada
var tecla = evento.keyCode;
// condição SE TECLA apertada é a correta.
if (tecla == esquerda){
x = x - taxa;
}else if(tecla == direita){
x = x + taxa;
}else if(tecla == cima){
y = y - taxa;
}else if(tecla == baixo){
y = y + taxa;
}
}
document.onkeydown = leDoTeclado;
setInterval(atualizaTela, 20);
</script>
Se eu fiz algum comentário errôneo no código, por favor me corrijam. Obrigado.