1
resposta

[Exercício] Leitura de artigo - metodologia de pesquisa

Ao finalizar a aula e ler os artigos disponíveis para aprofundamento do conteúdo, percebi que antes de qualquer coisa é necessário termos noção de produto, mercado e publico, a seguir com que tipo de problema estamos lidando e quais oportunidades iniciais temos.

Ao iniciar uma pesquisa, fiquei preocupado em utilizar todos os métodos possíveis, porém, em seguida, me vi um tanto confuso e desviando do que de fato estava querendo fazer, visto que me vi extremamente atarefado e desviando do foco, mas, ainda enquanto estava praticando, percebi que preciso aplicar aquilo que me é necessário no momento correto e com base no objetivo que desejo alcançar, inclusive, saber a hora de parar de coletar dados também é fazer com que a pesquisa tenha uma progressão linear.

1 resposta

Olá, Marcos, como vai?

Sua percepção sobre a aplicação estratégica dos métodos de pesquisa é fundamental para o sucesso de um projeto de UX. Tentar utilizar todas as ferramentas disponíveis sem um objetivo claro costuma gerar excesso de informação e perda de foco, o que compromete a qualidade da análise. A matriz de UX Research serve justamente para ajudar nessa triagem, permitindo que você escolha entre métodos qualitativos ou quantitativos e comportamentais ou atitudinais, dependendo da pergunta que precisa de resposta no momento.

Saber o momento de encerrar a coleta de dados é um exercício de maturidade profissional. Em pesquisas qualitativas, por exemplo, trabalhamos com o conceito de saturação, que ocorre quando novas entrevistas ou testes param de trazer novos insights relevantes. Ter essa clareza ajuda a manter o projeto dentro do cronograma e garante que o esforço seja direcionado para a análise e a implementação das melhorias no produto.

Parabéns por compartilhar suas reflexões com a comunidade. Continue compartilhando seus aprendizados conforme avança nos estudos.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!