Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Exercício if, elif, else

Resolvi pegar alguns exercícios fora da plataforma pra poder fixar bem o conteúdo de if, elif e else. Não sei se poderia fazer isso, se não, me corrijam que não farei mais.

Aqui está:

"Faça um Programa que verifique se uma letra digitada é vogal ou consoante."

Meu código seria esse:

letra = input("Digite um caractere: ")

if(letra == "a" or letra == "A" or letra == "b" or letra == "B" or letra == "c" or letra == "C" or letra == "d" or letra == "D" or \
    letra == "e" or letra == "E"):
    print ("Vogal")
else:
    print("Consoante")

Porém, usando o teclado numérico do meu notebook, cliquei sem querer no número 4, o que me deu um resultado de consoante. Pelo código isso não estaria errado, mas nós sabemos que 4 é um número inteiro. Se eu quisesse acrescentar isso ao código, como que eu faria? Eu tentei com o código a seguir mais não deu certo, alguém pode me responder isso?

if(letra == "a" or letra == "A" or letra == "b" or letra == "B" or letra == "c" or letra == "C" or letra == "d" or letra == "D" or \
    letra == "e" or letra == "E"):
    print ("Vogal")
*elif(letra==int):
    print("Número")*
else:
    print("Consoante")

Continua me voltando como consoante.

Agradeço desde já.

2 respostas
solução!

Olá Isabella! Tudo bem com você?

Uma forma de identificar se a variável de entrada é um número ou não, seria utilizando o método isnumeric() do Python. Esse método, analisa a variável e, caso ela seja numérica ele retorna True e se não for um número ele retorna False. Então, seu elif poderia ficar assim:

elif (letra.isnumeric()):
    print("Número")

Além disso, uma forma um pouco mais sucinta de como identificar se essa letra é uma vogal ou não, seria a seguinte:

if (letra in ('aeiou') or letra in ('AEIOU')):
    print ("Vogal")
elif (letra.isnumeric()):
    print("Número")
else:
    print("Consoante")

Espero ter ajudado. Se tiver alguma dúvida estou a disposição :)

Bons estudos!

Te agradeço imensamente pelo retorno tão rápido. Além da adição do isnumeric, também não sabia que poderia juntar as vogais, achei que teria que ser em separado.