Cenário fictício: a TechMind, empresa de tecnologia passou por uma fusão recentemente, o que tem causado problemas entre as equipes de marketing e tecnologia, como falta de alinhamento e de comunicação, resultando no atraso das demandas.
Análise dos dados:
Foram feitas entrevistas com os gestores das duas equipes, questionários anônimos com os liderados e observação em campo.
- Os líderes das equipes relataram muita resistência dos liderados em aplicar os novos processos com a fusão;
- Os liderados, indicaram não ter clareza sobre os processos a serem seguidos, pois alguns colegas ainda insistem em trabalhar com o formato antes da fusão;
- Durante a observação, foi notado que os colaboradores não têm contato pessoal entre as equipes. Tudo é feito via e-mail ou chat, mesmo todos trabalhando presencialmente no mesmo prédio.
Padrões identificados:
-Falta de entendimento e resistência para a aplicação dos novos processos;
-Impessoalidade no relacionamento entre as equipes.
Identificação de competências-chave:
• Habilidades técnicas: é necessária a criação de uma documentação dos novos processos e a importância de aplicá-los no dia a dia.
• Habilidades comportamentais: as equipes precisam passar por momentos de integração para entender o papel de cada uma e como o bom relacionamento entre elas poderá minimizar os problemas identificados.
Público-alvo:
• Líderes: eles irão ajudar reforçando com as equipes a importância de aprenderem os processos novos e colaborarem entre si.
• Colaboradores: como peças fundamentais, eles deverão estar capacitados tecnicamente e no comportamento.
Propostas de solução de aprendizado:
• Desenvolvimento de uma trilha com os novos processos da empresa, como foco nas áreas de desenvolvimento e marketing;
• Proposta de momentos de interação entre as equipes, inicialmente quinzenais e posteriormente, mensais, para explicarem quais as suas atividades, mas também para permitir que as pessoas se conheçam.
Conclusão:
A partir da análise de dados, foi possível observar que a insatisfação com a forma como os processos são conduzidos após a fusão da TechMind é comum às duas equipes. A partir disso, as propostas apresentadas, visão solucionar ou reduzir significantemente esses problemas, resultando em maior colaboração, redução de atrasos e melhoria nos indicadores das equipes.