1
resposta

Exercício Final - Obra de arte (minha resolução)

Minha solução para o exercício final do curso de Lógica II :) Ficou diferente da solução dada pelo professor mas ele roda perfeitamente!

<meta charset="UTF-8">

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<button>Limpar</button>

<script>

    function desenhaQuadrado(x, y, tamanho, cor) {

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.fillRect(x, y, tamanho, tamanho)
        pincel.fill();
    }

    function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();
    }

    function desenhaPaletaDeCores() {

        desenhaQuadrado(xVermelho, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'red');
        desenhaQuadrado(xVerde, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'green');
        desenhaQuadrado(xAzul, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'blue');
    }

    function lidaComMovimentoDoMouse(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

        if((desenha) && (y > tamanhoQuadrados + 10)) {

            desenhaCirculo(x, y, 5, corAtual);
        }
    }

    function habilitaDesenhar() {

        desenha = true
    }

    function desabilitaDesenhar() {

        desenha = false;
    }

    function trocaCor(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

        if ((x > xVermelho) && (x < xVerde) 
            && (y > 0) && (y < tamanhoQuadrados)){

            corAtual = 'red';

        } else if ((x > xVerde) && (x < xAzul) 
            && (y > 0) && (y < tamanhoQuadrados)) {

            corAtual = 'green';

        } else if ((x > xAzul) && (x < 150) 
            && (y > 0) && (y < tamanhoQuadrados)) {

            corAtual = 'blue';
        }
    }

    function limpaTela() {

         pincel.fillStyle = 'lightgray';
         pincel.fillRect(0, 50, 600, 400);
    }

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var botao = document.querySelector('button');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var desenha = false;
    var corAtual = 'blue';
    var xVermelho = 0;
    var xVerde  = 50;
    var xAzul = 100;
    var yQuadrados = 0;
    var tamanhoQuadrados = 50;

    desenhaPaletaDeCores(); // mostra os quadrados de seleção de cores

    tela.onmousemove = lidaComMovimentoDoMouse;

    tela.onmousedown = habilitaDesenhar;

    tela.onmouseup = desabilitaDesenhar;

    tela.onclick = trocaCor;

    botao.onclick = limpaTela;

</script>
1 resposta

Olá Ana, espero que esteja bem.

Existem várias formas de solucionar o mesmo problema, o ideal é sempre buscar as boas práticas e o "caminho mais curto"...

Obrigada por compartilhar seu código conosco. Você pode compartilhar seus exercícios no Linkedin e/ou subir seu projeto no Github =)

Dúvidas sobre o conteúdo dos cursos, estaremos à disposição!

Se este post te ajudou, por favor, marca como solucionado ✓. Bons estudos!