Olá galera,
Finalizei o curso de lógica de programação dois.
Vou compartilhar aqui minha solução para a última atividade proposta no curso.
Na solução que implementei permiti desenhar até o limite da paleta de cores.
O curso foi muito bom para consolidar o conteúdo do módulo I e para aprender novos conceitos.
<meta charset="UTF-8">
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
// Declaração de variáveis
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var desenha = false;
var corAtual = 'blue';
var xVermelho = 0;
var xVerde = 50;
var xAzul = 100;
var yQuadrados = 0;
var tamanhoQuadrados = 50;
// Variável coordenadas do canvas
var x;
var y;
// Funções
function desenhaQuadrado(x, y, tamanho, cor) {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.fillRect(x, y, tamanho, tamanho)
pincel.fill();
}
function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
}
function desenhaPaletaDeCores() {
desenhaQuadrado(xVermelho, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'red');
desenhaQuadrado(xVerde, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'green');
desenhaQuadrado(xAzul, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'blue');
}
function lidaComMovimentoDoMouse(evento) {
x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
y = evento.pageY - tela.offsetTop;
if(desenha && !paletaDesenho()) {
desenhaCirculo(x, y, 5, corAtual);
}
}
function paletaDesenho() {
if (x < 150 && y < 50) {
return true;
}
}
function habilitaDesenhar() {
desenha = true;
}
function desabilitaDesenhar() {
desenha = false;
}
function alteraCor(evento) {
if (x < 50 && y < 50) {
corAtual = "red";
} else if (x < 100 && y < 50) {
corAtual = "green";
} else if (x < 150 && y < 50) {
corAtual = "blue";
}
}
// Implementação das funções
desenhaPaletaDeCores();
tela.onclick = alteraCor;
tela.onmousemove = lidaComMovimentoDoMouse;
tela.onmousedown = habilitaDesenhar;
tela.onmouseup = desabilitaDesenhar;
</script>