1
resposta

exercício do desafio Hora da Prática, número 9, do curso Lógica de Programação: Mergulho em Programação com JavaScript

Olá, pessoal! Estou postando aqui no fórum um exercício do desafio Hora da Prática, número 9, do curso Lógica de Programação: Mergulho em Programação com JavaScript.

Estou com muita dificuldade de compreender os desafios e transformá-los em código. Muitas vezes eu leio e fico sem saber por onde começar. Mas acredito que isso faz parte do aprendizado.

Então, o que eu fiz? Usei a tecnologia a meu favor. Coloquei o exercício no ChatGPT, pedindo ajuda para estruturar o que eu precisava fazer. Com isso, fui aprendendo, codificando e identificando alguns erros que até o próprio ChatGPT não corrigia.

Por exemplo, com o caso do dia da semana: se eu digitasse “sábado” com letra minúscula, o código mostrava corretamente “Bom fim de semana”. Mas se eu digitasse com “S” maiúsculo, ele já retornava “Boa semana”. Aprendi a lidar com essas situações usando toLowerCase() e outras funções do JavaScript e tambem sobre o || significa OU e a utilizar Crase → template string (permite variáveis dentro de ${ }).
Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
1 resposta

Olá! Gabriel! Tudo bem?

Que bom que você está se dedicando a entender como transformar os desafios em código. Vamos dar uma olhada no seu código e ver se conseguimos melhorar ou corrigir alguma coisa.

1. Dia da Semana: Você usou toLowerCase() para lidar com a diferença entre maiúsculas e minúsculas, o que é uma ótima solução. Isso garante que, independentemente de como o usuário digite "sábado" ou "domingo", o código funcionará corretamente.

2. Número Positivo ou Negativo: Aqui, você está verificando se o número é maior ou igual a zero para determinar se é positivo. Isso está correto, mas a mensagem para números negativos poderia ser mais clara. Você pode ajustar para "O número é negativo."

3. Sistema de Pontuação: No seu if, você está verificando se a pontuação é maior que 100. O enunciado pede para verificar se é maior ou igual a 100, então você pode ajustar para if (pontuacao >= 100).

4. Template Strings: A utilização de template strings para mostrar o saldo está correta. Isso torna o código mais legível e fácil de manter.

5. Boas-vindas: A parte de capturar o nome e mostrar a mensagem de boas-vindas está funcionando bem com o uso de template strings.

A única correção necessária é no sistema de pontuação. Fora isso, seu código está bem estruturado e atende aos requisitos do exercício. Continue praticando e explorando as funcionalidades do JavaScript!

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.