1
resposta

Exercício: Diferenças entre pesquisa aberta e pesquisa fechada

Uma pesquisa aberta e não estruturada tende a ser mais flexível por dar a oportunidade de surgir respostas mais amplas. Isso permite analisarmos não só o que foi dito, mas como o usuário/entrevistado se comporta ao responder. Uma pesquisa aberta nos ajuda a entender a fundo algum assunto.

Enquanto isso, uma pesquisa fechada ela direciona o usuário e induz ele a responder sim ou não para a pergunta. Esse tipo de pesquisa não dá espaço para respostas amplas e elaboradas. Enquanto a pesquisa aberta gera dados qualitativos, a pesquisa fechada nos ajuda a entender a quantidade de vezes que algo acontece, coletando dados quantitativos para analisar um contexto.

1 resposta

Olá Guilherme, tudo bem? Espero que sim =)

Parabéns pela reflexão, ótimo trabalho!

A pesquisa aberta (ou pesquisa não estruturada) é um tipo de pesquisa que consiste em uma conversa sobre um assunto específico com perguntas mais abertas. É interessante para ter novas impressões e novos insights. O problema é que, por conta da pesquisa ter perguntas mais abertas, os resultados levam mais tempo para serem tabulados e analisados.

A pesquisa fechada (estruturada) é um tipo de pesquisa que consiste em perguntas mais curtas, claras e fechadas, para assim se obter respostas mais precisas. E que também vem nos ajudar a entender o usuário e identificar padrões de comportamento com maior assertividade. É interessante para obter dados rapidamente, feedbacks e validar informações. O único problema é que, por ser algo mais fechado, dificilmente terão novos insights com frequência.

O único detalhe na sua resposta é em questão da pesquisa fechada ser apenas o "sim" ou "não": apesar de haver opções mais fechadas, podemos incluir diferentes tipos de alternativas para que as pessoas respondam. Isso depende muito da pesquisa e do que queremos entender através dela. Para conhecer um pouco mais sobre pesquisas fechadas, temos um curso focado em 03 (três) técnicas super populares que são Formulários, Teste A/B e Card Sorting. É o curso de UX Research: imersão em artefatos de pesquisas quantitativas.

É isso Guilherme, continue estudando e estamos por aqui se surgir qualquer dúvida.

Até mais!!