Etapas:
- Status Quo;
- Incidente inicial;
- Resposta emocional do protagonista ao incidente;
- Ação;
- Resultado;
- Resposta emocional do protagonista ao resultado.
EXERCÍCIO DE STORYTELLLING, PASSANDO PELAS 6 ETAPAS
Era fim de tarde, mas o sol ainda resistia a se por, e ardia intensamente aquele dia. Mufasa deitava no alto da montanha, observando a quietude do desfiladeiro abaixo. Ainda estava inquieto, pensando no problema das hienas que Zazu havia lhe indicado, e insistia para que o Rei Mufasa tomasse uma providência. Mufasa tentou esquecer dos problemas e tirar o pássaro emburrado da cabeça.
Ali do alto, Mufasa viu Simba descendo o desfiladeiro. Olhando orgulhosamente para seu filho, os problemas do reino se dissiparam da sua mente. Lembrou do dia em que apresentou Simba a todo o reino. Certamente o dia mais feliz na vida do Rei.
Olhando para o alto do desfiladeiro, porém, Mufasa percebe uma movimentação, que o afasta dos seus pensamentos e o deixa em estado de alerta. Debandada. Ali de cima Mufasa pode ver a multidão de gnus marchando de forma desenfreada. Simba, embaixo, não percebe o perigo se aproximando.
Mufasa se desespera. Precisa fazer alguma coisa. A manada se aproxima com velocidade. Tenta chamar a atenção do filho, mas, ali do alto, não consegue.
Sem pensar duas vezes, Mufasa desce a montanha a toda velocidade. Precisa tirar Simba dali a qualquer custo. Um olho no chão e outro na manada. Chegaria a tempo?
Simba percebe a chegada do pai, ainda sem reparar no perigo iminente.
Mufasa corre a toda velocidade. Sente o chão tremer com a chegada dos gnus se aproximando. Fecha os olhos assim que alcança o filho, e o agarra pelo pescoço. De olhos fechados, segue correndo tentando alcançar o outro lado. Sentiu o pelo balançar, enquanto a manada passava por eles, não colidindo por um triz.
Só abriu os olhos quando sentiu que chegou do outro lado. Olhou pra Simba, que mal podia acreditar no que havia acontecido. Com o coração a mil, Mufasa sentou e viu o resto da manada de gnus descer o desfiladeiro. Seguiram ali os dois, Mufasa e Simba, assustados demais para proferir uma palavra sequer, mas aliviados por não ter acontecido o pior.
Mufasa lembrou de Zazu. A questão das hienas agora parecida o menor dos seus problemas agora.