3
respostas

Exercício de endereço MAC dinâmico

No curso de "Certificação Cisco CCNA parte 3: LAN Switching Fundamentals", na aula 1, há uma pergunta:

You're analyzing the mac addresses learned by a Switch and you see that the column Type is written Dynamic. What does it mean?

As quatro possíveis respostas:

A. It means that the network admin needed to configure this MAC address manually on the Switch

B. It's just a log message to inform that an address was learned, there's no other way a Switch can learn a MAC address C. It means that the network admin needed to the type the command dynamic [MAC address of the device]

D.It means that the network admin needed to start the communication between devices so the Switch could learn the MAC addresses in a dynamic way

O exercício considera correta a última alternativa. No entanto, ela não me faz sentido. No modo dinâmico, até onde entendi é que os MACs sejam aprendidos automaticamente a medida que frames chegam no switch sem que seja necessária uma atuação direta do administrador da rede atue nisso. Assim sendo, não consigo entender como uma alternativa que diga que o administrador de rede precisou iniciar a comunicação possa ser correta. Ao meu ver, todas as alternativas apresentadas são falsas.

Por que a última alternativa é a correta?

3 respostas

Oi Victor, me parece que é considerado o cenário onde o admin está configurando e testando as configurações como é feito nos cursos mais básico de Rede.

Você configura e vai embora sem testar, ou testa e essa configuração acontece dinamicamente? Alguém precisa iniciar a comunicação, concorda? Faz sentido pra você?

Acredito que se a gente configura as máquinas e não faz nenhuma interação pra que a comunicação ocorra, ela não acontece. Certo?

Bem, nesse caso, creio que o enunciado não tenha sido claro quanto ao contexto dado. O único contexto dado é "You're analyzing the mac addresses learned by a Switch and you see that the column Type is written Dynamic."

Ele não diz em lugar nenhum do iniciado qualquer coisa que permita inferir que quem iniciou a comunicação foi o administrador do sistema ao invés disso ter sido parte do processo das operações normais realizadas pelos usuários de produção.

Na prova real do CCNA, não sei se esse tipo de coisa poderia ser presumida, mas acredito que não.

Além disso, acredito que o significado da coluna "Dynamic" é um tanto independente do contexto. Um endereço pode se tornar dinâmico mesmo sem qualquer ação direta do administrador de redes.

Hm, o que você diz faz sentido pra mim. Infelizmente não cheguei a testar o cenário.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software