Pilar Financeiro hipótese: Usuários que começaram o ensino superior e não conseguem manter os pagamentos mensais devido à alta dos preços do último ano. Essa dificuldade faz com que os usuários busquem empréstimos como alternativa para manter tanto os estudos quanto o padrão de vida que um universitário possui no nosso país. Pergunta: Você iniciou os estudos com um plano financeiro estabelecido. Se programou para uma possível crise? Se não: Você realizou empréstimos para não ter que abandonar os estudos?
Pilar Temporal: Devido a pandemia e o contexto atual do mundo (alta dos preços, alta taxa de desemprego, preço dos combustíveis em alta. Sendo que boa parte desses cenários estão diretamente e indiretamente ligados a Guerra da Rússia com a Ucrânia). Pergunta: Neste último semestre, você teve dificuldades em equilibrar as contas fixas com as da universidade? Se sim, você precisou recorrer a novos empréstimos em instituições financeiras ou mesmo parentes mais próximos?
Pilar de resolução atual do problema: Muitas vezes, universitários tem dificuldades em manter as contas em dia ao mesmo tempo em que estão pagando pelos seus estudos, com isso, muitos recorrem a própria universidade para renegociar as dívidas pendentes. Pergunta: Você já precisou recorrer a empréstimos em instituições financeiras? Se sim: Já precisou renegociar dívidas pendentes com a universidade?
Me recordei de alguns cenários que eu mesmo passei a uns anos atrás.