Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Exercício concluído


//variáveis bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 15;
let raio = diametro / 2;

//velocidade bolinha
let velocidadeXBolinha = 5;
let velocidadeYBolinha = 5;

//variaveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;


//variáveis do oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;
let chanceDeErrar = 0;

let colidiu = false;

//placar do jogo
let meusPontos = 0;
let pontosDoOponente = 0;

//sons do jogo
let raquetada;
let ponto;
let trilha;

function preload(){
  trilha = loadSound("trilha.mp3");
  ponto = loadSound("ponto.mp3");
  raquetada = loadSound("raquetada.mp3");
}

function setup() {
  createCanvas(600, 400);
  trilha.loop();
}

function draw() {
  background(0);
  mostraBolinha();
  movimentaBolinha();
  verificaColisaoBorda(); 
  mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
  movimentaMinhaRaquete();
  verificaColisaoRaquete();
  colisaoMinhaRasqueteBiblioteca();
  mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  movimenteRaqueteOponente();
  colisaoRasqueteOponenteBiblioteca();
  incluiPlacar();
  marcaPonto();
  }
  function mostraBolinha(){
    circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
  }
  function movimentaBolinha(){
    xBolinha += velocidadeXBolinha;
    yBolinha += velocidadeYBolinha;
  }
  function verificaColisaoBorda(){
    if(xBolinha + raio > width ||
       xBolinha - raio < 0){
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }
  if(yBolinha + raio > height || 
     yBolinha - raio < 0){
    velocidadeYBolinha *= -1;  
  }
}

function mostraRaquete(x,y){
  rect(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura);
}

function movimentaMinhaRaquete(){
  if (keyIsDown(UP_ARROW)){
    yRaquete -= 10;
  }
  if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){
    yRaquete += 10;
  }
}

function verificaColisaoRaquete(){
  if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento && yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura && yBolinha + raio > yRaquete){
    velocidadeXBolinha *= -1;
    raquetada.play();
  }
}

function colisaoMinhaRasqueteBiblioteca(){
  colidiu =
  collideRectCircle(xRaquete, yRaquete, raqueteComprimento, raqueteAltura, xBolinha, yBolinha, raio);
  if (colidiu){
    velocidadeXBolinha *= -1;
    raquetada.play();
  }
}

function colisaoRasqueteOponenteBiblioteca(){
  colidiu =
  collideRectCircle(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente, raqueteComprimento, raqueteAltura, xBolinha, yBolinha, raio);
  if (colidiu){
    velocidadeXBolinha *= -1;
    raquetada.play();
  }
}

function movimenteRaqueteOponente(){
  velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 30;
  yRaqueteOponente += velocidadeYOponente + chanceDeErrar;
  calculaChanceDeErrar();
}

function incluiPlacar(){
  stroke(255);
  textAlign(CENTER);
  textSize(16);
  fill(color(255, 140, 0));
  rect(150, 10, 40, 20);
  fill(255);
  text(meusPontos, 170, 26);
  fill(color(255, 140, 0));
  rect(450, 10, 40, 20);
  fill(255);
  text(pontosDoOponente, 470, 26);
}

function marcaPonto(){
  if(xBolinha > 590){
    meusPontos += 1;
    ponto.play();
  }
  if(xBolinha < 10){
    pontosDoOponente += 1;
    ponto.play();
  }
}

function calculaChanceDeErrar(){
  if (pontosDoOponente >= meusPontos){
    chanceDeErrar += 1;
    if (chanceDeErrar >= 39){
      chanceDeErrar = 40;
    }
  } else {
    chanceDeErrar -= 1;
    if(chanceDeErrar <= 35){
      chanceDeErrar = 35;
    }
  } 
}
2 respostas
solução!

Olá Cristiano, tudo bem?

É muito bom te ver mais uma vez aqui compartilhando seu aprendizado com a gente!

Se precisar de ajuda, pode sempre contar conosco!

Olá Guilherme! Tudo bem? To,ara que sim!

E vamos continuar os estudos, obrigado pela atenção.

Bons estudos para nós.