1
resposta

Exercício - Como passar para a zona de aprendizagem?

Pense em uma situação de aprendizagem que você já viveu e que teve dificuldades em sair da zona de estresse. Como foi essa situação? O que o deixou preso na zona de estresse?

Resposta: Eu precisava aprender a fazer processos de Revisão de Estimativa para aumento de limite de Radar. Tive dificuldades pois, a pessoa que estava tentando compartilhar o conhecimento comigo possuia uma metodologia diferente de abordar e repassar informações. Criando passos mais complicados do que necessários. Isso gerou muito desconforto pois sempre trabalhei com prazos apertados e tentar resolver algo, sem antes ter o conhecimento, com pouco tempo para pesquisar, sem métodos efetivos de busca e pesquisa piorou muito a situação que tinha que ser resolvida em um curtíssimo período de tempo. Conforme o prazo vai apertando e a pressão externa de um superior começa a te esmagar, você muitas vezes fica perdido, e isso com certeza me afetou de forma negativa.

Agora liste 3 atitudes diferentes que você pode ter na próxima vez para não cometer os mesmos erros e passar rapidamente para a zona de Aprendizagem.

1- Ter o maior número de informação (útil) possível acerca da demanda ANTES de aceitá-la. 2- Investir em tempo de pesquisa e atualização sobre temas mais relevantes para seus clientes. 3- Repassar relatórios de progressão claros, para acalmar os ânimos do cliente, assim, evitando uma cobrança desnecessária.

1 resposta

Pense em uma situação de aprendizagem que você já viveu e que teve dificuldades em sair da zona de estresse. Como foi essa situação? O que o deixou preso na zona de estresse? Eu precisava fazer um trabalho na faculdade e não tinha conhecimento em programação foi algo muito stresante naquele momento resolvi pedir ajuda para meus amigos de sala de aula pois o tempo da entrega da atividade estava terminando foi um tempo de ansiedade pois era necessario terminar pois valeria a nota do semestre inteiro. O prazo apertado e o medo de cometer erros publicamente adicionavam uma camada extra de pressão. O que me deixou presso na zona de estresse: Alta critica : tentativa constante de evitar erros Solitário: Falta de colegas para compartilhar dificuldades e pedir ajuda. Três Atitudes Diferentes para Futuras Situações: Dividir e Conquistar Quebrar grandes tarefas em objetivos menores e mais gerenciáveis, ajudando a sentir progresso incremental. Aceitar a Imperfeição Acreditar que erros fazem parte do processo. Adotar uma mentalidade de crescimento para melhorar continuamente e evitar a paralisia por medo de falhar.