Pense em uma situação de aprendizagem que você já viveu e que teve dificuldades em sair da zona de estresse. Como foi essa situação? O que o deixou preso na zona de estresse?
Resposta: Eu precisava aprender a fazer processos de Revisão de Estimativa para aumento de limite de Radar. Tive dificuldades pois, a pessoa que estava tentando compartilhar o conhecimento comigo possuia uma metodologia diferente de abordar e repassar informações. Criando passos mais complicados do que necessários. Isso gerou muito desconforto pois sempre trabalhei com prazos apertados e tentar resolver algo, sem antes ter o conhecimento, com pouco tempo para pesquisar, sem métodos efetivos de busca e pesquisa piorou muito a situação que tinha que ser resolvida em um curtíssimo período de tempo. Conforme o prazo vai apertando e a pressão externa de um superior começa a te esmagar, você muitas vezes fica perdido, e isso com certeza me afetou de forma negativa.
Agora liste 3 atitudes diferentes que você pode ter na próxima vez para não cometer os mesmos erros e passar rapidamente para a zona de Aprendizagem.
1- Ter o maior número de informação (útil) possível acerca da demanda ANTES de aceitá-la. 2- Investir em tempo de pesquisa e atualização sobre temas mais relevantes para seus clientes. 3- Repassar relatórios de progressão claros, para acalmar os ânimos do cliente, assim, evitando uma cobrança desnecessária.