1
resposta

Exercício círculos - com limite e decremento

<!-- desenha_circulos.html -->

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');

    var cores = ['blue', 'red', 'green']
    var indiceCorAtual = 0; // começa com blue
    var raio = 10;

    function desenhaCirculo(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

        // se a tecla shift for acionada junto ao click, o raio do círculo aumenta em 20.
        if (evento.shiftKey) {
           if (raio < 40) {
             raio = raio + 10;
           }            
        }

        if (evento.altKey) {
           if (raio > 10) {
             raio = raio - 5;
           }            
        }

        pincel.fillStyle = cores[indiceCorAtual];
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2*3.14);
        pincel.fill();

        console.log("Posição do clique : " + x + ", " + y);
    }

    function mudaCor() {

        indiceCorAtual++; // acrescenta + 1 para ir para a próxima cor

        if(indiceCorAtual >= cores.length) {
            indiceCorAtual = 0; // volta para a primeira cor, azul
        }

        return false; // para não exibir o menu padrão do canvas

    }

tela.onclick = desenhaCirculo;

tela.oncontextmenu = mudaCor;

</script>
1 resposta

Olá, Sandy! Tudo bom?

Ficou fantástico!

Essa ideia de incremento e decremento ficou muito boa

        // se a tecla shift for acionada junto ao click, o raio do círculo aumenta em 20.
        if (evento.shiftKey) {
            if (raio < 40) {
                raio = raio + 10;
            }
        }

        if (evento.altKey) {
            if (raio > 10) {
                raio = raio - 5;
            }
        }

Muito obrigado por compartilhar esse código conosco! Vai contribuir demais com o estudo da nossa comunidade!

Um abraço e bons estudos!!!