<!-- desenha_circulos.html -->
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
var cores = ['blue', 'red', 'green']
var indiceCorAtual = 0; // começa com blue
var raio = 10;
function desenhaCirculo(evento) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
// se a tecla shift for acionada junto ao click, o raio do círculo aumenta em 20.
if (evento.shiftKey) {
if (raio < 40) {
raio = raio + 10;
}
}
if (evento.altKey) {
if (raio > 10) {
raio = raio - 5;
}
}
pincel.fillStyle = cores[indiceCorAtual];
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2*3.14);
pincel.fill();
console.log("Posição do clique : " + x + ", " + y);
}
function mudaCor() {
indiceCorAtual++; // acrescenta + 1 para ir para a próxima cor
if(indiceCorAtual >= cores.length) {
indiceCorAtual = 0; // volta para a primeira cor, azul
}
return false; // para não exibir o menu padrão do canvas
}
tela.onclick = desenhaCirculo;
tela.oncontextmenu = mudaCor;
</script>