Oi, Sheila! Como vai?
Você estruturou a classe de forma objetiva e aplicou bem os conceitos de orientação a objetos ao instanciar a classe Calculadora
. O método dobro
ficou claro e funcional para o desafio proposto.
Uma dica interessante para o futuro é usar o método Scanner
para deixar o programa interativo com quem estiver rodando:
import java.util.Scanner;
public class Calculadora {
public int dobro(int numero) {
return numero * 2;
}
public static void main(String[] args) {
Scanner entrada = new Scanner(System.in);
System.out.print("Digite um número: ");
int numero = entrada.nextInt();
Calculadora calc = new Calculadora();
int resultado = calc.dobro(numero);
System.out.println("O dobro é: " + resultado);
}
}
Esse código lê um número do teclado com Scanner
e mostra o dobro dele.
Para saber mais:
Você também pode deixar o código ainda mais interativo utilizando uma estrutura de repetição para permitir que o usuário faça vários cálculos seguidos, até decidir parar. Veja uma adaptação com while
:
import java.util.Scanner;
public class Calculadora {
public int dobro(int numero) {
return numero * 2;
}
public static void main(String[] args) {
Scanner entrada = new Scanner(System.in);
Calculadora calc = new Calculadora();
String continuar;
do {
System.out.print("Digite um número: ");
int numero = entrada.nextInt();
System.out.println("O dobro é: " + calc.dobro(numero));
System.out.print("Deseja continuar? (s/n): ");
continuar = entrada.next();
} while (continuar.equalsIgnoreCase("s"));
}
}
Assim, o programa só termina quando o usuário digita n
. Isso torna a experiência mais fluida e amigável para quem está testando seu código.
Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!