1
resposta

Exercício Calculadora

public class Calculadora {

public int dobro(int numero) {
    return numero * 2;
}

public static void main(String[] args) {
    Calculadora calc = new Calculadora();

    int resultado = calc.dobro(5); 
    System.out.println("O dobro é: " + resultado);
}

}

1 resposta

Oi, Sheila! Como vai?

Você estruturou a classe de forma objetiva e aplicou bem os conceitos de orientação a objetos ao instanciar a classe Calculadora. O método dobro ficou claro e funcional para o desafio proposto.

Uma dica interessante para o futuro é usar o método Scanner para deixar o programa interativo com quem estiver rodando:

import java.util.Scanner;

public class Calculadora {

    public int dobro(int numero) {
        return numero * 2;
    }

    public static void main(String[] args) {
        Scanner entrada = new Scanner(System.in);
        System.out.print("Digite um número: ");
        int numero = entrada.nextInt();

        Calculadora calc = new Calculadora();
        int resultado = calc.dobro(numero);
        System.out.println("O dobro é: " + resultado);
    }
}

Esse código lê um número do teclado com Scanner e mostra o dobro dele.

Ícone de sugestão Para saber mais:

Você também pode deixar o código ainda mais interativo utilizando uma estrutura de repetição para permitir que o usuário faça vários cálculos seguidos, até decidir parar. Veja uma adaptação com while:

import java.util.Scanner;

public class Calculadora {

    public int dobro(int numero) {
        return numero * 2;
    }

    public static void main(String[] args) {
        Scanner entrada = new Scanner(System.in);
        Calculadora calc = new Calculadora();

        String continuar;
        do {
            System.out.print("Digite um número: ");
            int numero = entrada.nextInt();
            System.out.println("O dobro é: " + calc.dobro(numero));

            System.out.print("Deseja continuar? (s/n): ");
            continuar = entrada.next();
        } while (continuar.equalsIgnoreCase("s"));
    }
}

Assim, o programa só termina quando o usuário digita n. Isso torna a experiência mais fluida e amigável para quem está testando seu código.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!