Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Exercício aula 3 módulo 12 - onde ficam os participantes?

Oi, gente! Uma dúvida rápida... no exercício 12 a entidade participantes se relaciona com várias outras (um participante pode submeter um artigo, fazer uma apresentação, e em última instância participar de uma conferência. Onde vocês colocariam a entidade Participantes? No meu modelo (imagem abaixo), coloquei os participantes ligados às submissões, mas penso se tb não vale colocar nas conferências, pois não necessariamente todos os que submeteram artigos irão apresentar. Faz sentido esse raciocínio? Segue meu modelo abaixo:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

5 respostas

Olá, Andrey! Como vai?

Voltando ao levantamento de requisitos, vemos que um participante pode ser um palestrante, ouvinte registrado e organizador. Ou seja, seu raciocínio faz sentido sim, e realmente é necessário que uma entidade Participante (como ouvinte da conferência) exista. Porque um participante pode participar de várias conferências e uma conferência inclui vários participantes. E você pode usar uma entidade associativa chamada Participação para gerenciar este relacionamento.

Eu também adicionaria o Participante se relacionando com a Apresentação. Porque um participante (como palestrante) pode realizar várias apresentações e uma apresentação é necessariamente feita por um participante.

Uma dica para quando estamos modelando os dados é pensar de forma real e pragmática:

• Um participante é alguém que está na conferência? Sim! Logo faz sentido criar um relacionamento entre essas duas entidades.
  • Um participante (palestrante) é alguém que apresenta uma apresentação? Sim! Logo faz sentido criar um relacionamento entre essas duas entidades.

Espero ter ajudado e fico à disposição se precisar.

Abraço e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado

Maravilha!!! Então eu tb poderia criar uma entidade "Submissores", e ligar ela em 1:1 aos participantes? no caso, (0,1) e (1,1), considerando que nem todos os participantes submetem artigo

Sim, Andrey! Essa forma de pensar pode ser útil se você quiser diferenciar o papel do participante que submete artigos dos demais participantes, mas também acrescenta complexidade ao sistema. Você pode se perguntar se vão existir regras ou atributos específicos apenas para os submissores, se essa diferenciação for relevante, a modelagem com Submissor é válida.

Você poderia definir o relacionamento como (0,1) para Submissor e (1,1) para Participante. Isso significa que um participante pode ou não ser um submissor, como você já tinha observado.

Mas nota que, optar apenas pelo relacionamento de Participante com Submissão, também é coerente. Pois quando um participante faz uma submissão, implicitamente entende-se que ele é um submissor. É uma questão de você abstrair ou especificar, e aí fica à sua escolha definir o nível de complexidade da modelagem.

Maravilha! E ainda tem a opção de ir, pelos relacionamentos, "puxando" as informações de participantes, né?

solução!

Bom dia, Andrey!

Exatamente, essa é a vantagem da abstração!