Olá, pessoal! Tudo bom? Espero que sim!
Gostaria de compartilhar com vocês o resultado da minha reescrita do texto proposto no exercício do primeiro Alura +: usabilidade em textos.
Grata pela aprendizagem e desde já pelo feedback.
Briefing: o que é e por que ele é essencial para construir um projeto com excelência?
No processo de criação de qualquer projeto, existem muitos processos que precisamos passar para que tudo saia conforme o esperado.
Cada etapa do projeto demanda empenho e suas próprias ferramentas e logo no início existe um momento de suma importância para todo o projeto: o momento de elaborar o popular “briefing”!
“Briefing'' é um documento feito no início de todo projeto para tomar conhecimento sobre o que o cliente deseja, qual o orçamento disponível e os prazos para a realização do trabalho. Este documento também contém informações mais técnicas, além um breve resumo sobre quem é a empresa contratante, o ramo que atua, sua história e as demais informações necessárias para o desenvolvimento do projeto.
Aqui vão três dicas essenciais para realizar o briefing perfeito:
Dedique um tempo para entrevista
Fazer uma entrevista inicial com o cliente é o ideal Deixe as suas perguntas pré-preparadas para otimizar o tempo e garantir as informações principais. Ter um pré-roteiro para a conversa te trará segurança para responder e ajustar a rota se houver algum questionamento fora do planejado.
Conheça melhor seu cliente e seus concorrentes
Pergunte sobre a história da empresa, seus valores e metas. Isso te ajudará a estruturar melhor o projeto e a ter ideias mais consistentes. Além disso, conhecer a concorrência é fundamental: procure entender quais serviços são oferecidos e faça uma comparação com o que o seu cliente está se propondo a oferecer. Para inovar e se destacar, é necessário conhecer o que já existe.
**Conheça o público-alvo **
O projeto está sendo desenvolvido para outras pessoas usufruírem dele e pensando nisso, elabore questões durante o briefing que ajudem a definir e entender qual grupo de pessoas será o foco. Saber essas informações ajudará a moldar melhor o produto final.
Com essas dicas, é possível desenvolver um briefing bem caprichado e funcional para realizar um projeto de excelência!
Esse é o jeito como a Alura Publicidades trabalha: saber o que o cliente quer e o que o seu público precisa é o segredo para o sucesso de todo projeto!
Gostou de conhecer um pouco de nosso trabalho? Quer saber mais? Fale conosco e descubra mais sobre nossos projetos!