Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Exercício 3 - "Mão na massa"

Bom dia pessoal, beleza?

Estou praticando a Lista de exercícios "Mão na massa" e estou com dúvidas em relação ao tópico 3 (Trabalhando com meta tags e título). O conteúdo pede para otimizar a seção

da nossa página html adicionando uma meta tag para definir a codificação de caracteres como UTF-8.

Levando em consideração o conteúdo passado até aqui, não foi explicado para que serve essa tag. De qualquer forma, decidi checar o conteúdo indicado (https://www.alura.com.br/artigos/o-que-e-html-suas-tags-parte-1-estrutura-basica) na busca de respostas...

Eu até que achei uma parte que fala sobre a tag , segue: Define metadados, ou seja, informações sobre dados de um documento HTML. As tags vão dentro do elemento e são usadas para especificar o conjunto de caracteres, o autor ou autora do documento, as configurações da janela de visualização, etc.

Porém, levando em consideração a sua estrutura: < meta charset="UTF-8" >, gostaria de saber mais informações sobre o que significa META, CHARSET e UTF-8.

Segue o meu código desenvolvido até o momento (Detalhe: Estou codando e testando pelo bloco de notas mesmo pq estou no trabalho e aqui não tem o VSCode rs)

<!DOCTYPE html>
<html>
    <head>
        <meta charset="UTF-8">
        <title>Aventuras em HTML</title>
    </head>
    <body>
        <h1>Alura HTML e CSS</h1>
        <p>Curso de HTML e CSS: ambientes de desenvolvimento, estrutura de arquivos e tags</p>
    </body>
</html>

Agradeço o apoio! Um abraço.

2 respostas
solução!

Olá, Vinícius! Tudo bem?

Que bom que você está se dedicando aos exercícios! Vamos entender melhor a tag <meta charset="UTF-8"> que você mencionou.

  1. META: A tag <meta> é usada para fornecer metadados sobre o documento HTML. Metadados são informações sobre os dados, como o autor do documento, a descrição da página, palavras-chave, e a codificação de caracteres, entre outros.

  2. CHARSET: O atributo charset dentro da tag <meta> especifica a codificação de caracteres que o documento deve usar. A codificação de caracteres é essencial para garantir que todos os caracteres do texto sejam exibidos corretamente no navegador.

  3. UTF-8: UTF-8 é uma das codificações de caracteres mais utilizadas na web. Ela é capaz de representar todos os caracteres da tabela Unicode, o que inclui praticamente todos os caracteres usados em todos os idiomas do mundo. Definindo charset="UTF-8", você está garantindo que seu documento HTML possa exibir corretamente caracteres de diferentes línguas e símbolos especiais.

No seu código, a linha <meta charset="UTF-8"> está corretamente posicionada dentro da tag <head>. Isso garante que qualquer texto que você escrever no HTML, como caracteres acentuados (á, é, í, ó, ú) ou símbolos especiais (€, ©, ™), será exibido corretamente no navegador.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Oi, Rafaela! Tudo ótimo!

Muito obrigado pelo esclarecimento, foi pontual!

Um grande abraço.