1
resposta

Exercicio

Ficaria assim :

<?php
$texto = 'A duração desse curso de graduação é de 4 anos.';

 preg_match('/[0-9]{1}/','5',$encontrados);
var_dump ($encontrados);
daniel@DELL-G4Y5LQ3:~/Curso_Alura/src$ php teste.php 
array(1) {
  [0]=>
  string(1) "5"
}
1 resposta

Olá, Daniel! Tudo bem?

Desculpa a demora por um retorno.

O trecho de código enviado utiliza a função preg_match() para realizar uma correspondência (match) de padrão com base em uma expressão regular. A expressão regular utilizada é /[0-9]{1}/, que representa um padrão para encontrar um único dígito numérico de 0 a 9 em uma string.

A função preg_match() procura pelo padrão na string fornecida ('5' no exemplo) e retorna o resultado da correspondência, que é armazenado na variável $encontrados.

Entretanto, o que a atividade nos propõe é a substituição do número '4' pelo número '5' no texto “A duração desse curso de graduação é de 4 anos.”. Para isso, devemos utilizar a função preg_replace(), responsável por realizar substituições com base em expressões regulares, por meio da busca por padrões em uma string e a substituição por outro valor especificado.

Dessa forma, o nosso código deveria ficar da seguinte maneira:

<?php
$texto = 'A duração desse curso de graduação é de 4 anos.';

$textoNovo = preg_replace('/[0-9]{1}/','5', $texto);

var_dump ($textoNovo);

Espero ter ajudado na compreensão do problema. Caso tenha ficado alguma dúvida, sinta-se à vontade em comunicar, estou à disposição!

Um forte abraço e bons estudos!

Caso este post tenha te ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software