1
resposta

Exercicio 11 Tema 1 Parte 6

Para extrair os arquivos que foram comprimidos, também passamos a opção -x para o tar. Só precisamos também passar a opção que indica o programa de compressão: -z para gzip e -j para bzip2.

É necessário também informar o -f de file para extrair? Ou o menos -f não precisa ser informando quando se trata de descompactação?

Coloquei como falso pensando que é necessário adicionar o -f.

1 resposta

Olá André, tudo bem com você?

Peço desculpas pela demora em obter um retorno.

Ao utilizar o comando tar para descompactar arquivos, é necessário especificar a opção -f seguida do nome do arquivo compactado. Caso contrário, aparecerá a mensagem "tar: Recusando a ler conteúdo do arquivo-tar a partir do terminal (faltando a opção -f?)". Exemplo de como utilizar o comando para descompressão:

tar -xzf teste.tar.gz

Todavia, o objetivo do exercício é mostrar que para extrair arquivos compactados com o tar, precisamos passar opções (-x, -j, z) referente ao programa de compressão, onde:

  • -x : extrai o conteúdo do arquivo tar.
  • -j: compacta/descompacta os arquivos usando bzip2.
  • -z: compacta/descompacta os arquivos usando gzip.

Caso queira ler mais sobre o comando tar, recomendo a documentação desta ferramenta.

Espero ter ajudado. Continue mergulhando em conhecimento e não hesite em voltar ao fórum para continuar aprendendo e interagindo com a comunidade.

Em caso de dúvidas estou à disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software