Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
10
respostas

Exercício 1 - Ruby 2.17

Amigos, bom dia,

alguém saberia me dizer o que há de errado neste comando que ele não visualiza nada no ruby:

encoding: UTF-8 puts "Bem vindo ao Jogo da Adivinhação."

PS: tive que colocar aquele #encoding:UTF-8 porque estava dando erro ( dica do João =) valeu camarada)

Desde já, obrigado amigos

10 respostas

Assumindo que você está usando o irb e executando em uma única linha de comando a instrução a seguir

#encoding: UTF-8 puts "Bem vindo ao Jogo da Adivinhação."

Nada é executado porque a tralha (#) marca a linha como um comentário.

Ou seja, a instrução de impressão (puts) está dentro de um comentário de código.

Tirei a cerquilha, salvei e deu a seguinte mensagem: maior_ou_menor.rb :1: syntax error, unexpected tIDENTIFIER, expecting end-of-input encoding UTF-8 puts "Bem vindo ao jogo da adivinhação." ^

sendo que o sinal ^ está colocado após o puts

Porque você está precisando se preocupar com encoding?

O que acontece se você somente usa a instrução a seguir?

puts "Bem vindo ao Jogo da Adivinhação."

Se você quiser (ou precisar) muito forçar o encoding de sua string, pode tentar usar o seguinte:

puts "Bem vindo ao Jogo da Adivinhação.".enconde("UTF-8")

O problema é que quando eu uso apenas puts "Bem vindo ao Jogo da Adivinhação." ao dar o comando ruby maior_ou_meno.rb, aparece a seguinte mensagem " maior_ou_menor.rb :1: invalid multibyte char (UTF - 8)".Por isso estou usando o encoding: UTF-8 . Com ele, parou de dar a mensagem de erro, porém ainda não acontece nada quando eu dou o comando no prompt do ruby. O arquivo maior_ou_menor.rb está salvo no desktop, então como o programa começa: c:\users\user> eu comando cd desktop e então fica: c:\users\user>desktop> então, eu comando; c:\users\user\desktop>ruby maior_ou_menor.rb e não acontece nada. Deveria aparecer a mensagem Bem vindo ao Jogo da Adivinhação. Só aparece novamente: c:\users\user>desktop>

Coloque aqui todo o conteúdo de seu arquivo maior_ou_menor.rb, por favor.

solução!

Outra ideia: verifique com o editor de textos que você está usando qual a codificação do arquivo criado.

O seguinte trecho de código funciona com perfeição pra mim:

# encoding: UTF-8

encoding: UTF-8 puts "Bem vindo ao Jogo da Adivinhação" ( esse é o conteúdo do meu arquivo maior_ou_menor.rb)

Experimenta colocar exatamente (espaços, tralha, quebra de ENTER...) como a seguir:

# encoding: UTF-8

Consegui Lennon ! Peguei sua dica e fui em salvar. A codificação estava como ANSI e então mudei para UTF-8. Apaguei então o encode: UTF-8 e ficou perfeito ! Obrigado. Desculpem pelas dúvidas de iniciante, pessoal !