Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
10
respostas

Exercício 1 - Ruby 2.17

Amigos, bom dia,

alguém saberia me dizer o que há de errado neste comando que ele não visualiza nada no ruby:

encoding: UTF-8 puts "Bem vindo ao Jogo da Adivinhação."

PS: tive que colocar aquele #encoding:UTF-8 porque estava dando erro ( dica do João =) valeu camarada)

Desde já, obrigado amigos

10 respostas

Assumindo que você está usando o irb e executando em uma única linha de comando a instrução a seguir

#encoding: UTF-8 puts "Bem vindo ao Jogo da Adivinhação."

Nada é executado porque a tralha (#) marca a linha como um comentário.

Ou seja, a instrução de impressão (puts) está dentro de um comentário de código.

Tirei a cerquilha, salvei e deu a seguinte mensagem: maior_ou_menor.rb :1: syntax error, unexpected tIDENTIFIER, expecting end-of-input encoding UTF-8 puts "Bem vindo ao jogo da adivinhação." ^

sendo que o sinal ^ está colocado após o puts

Porque você está precisando se preocupar com encoding?

O que acontece se você somente usa a instrução a seguir?

puts "Bem vindo ao Jogo da Adivinhação."

Se você quiser (ou precisar) muito forçar o encoding de sua string, pode tentar usar o seguinte:

puts "Bem vindo ao Jogo da Adivinhação.".enconde("UTF-8")

O problema é que quando eu uso apenas puts "Bem vindo ao Jogo da Adivinhação." ao dar o comando ruby maior_ou_meno.rb, aparece a seguinte mensagem " maior_ou_menor.rb :1: invalid multibyte char (UTF - 8)".Por isso estou usando o encoding: UTF-8 . Com ele, parou de dar a mensagem de erro, porém ainda não acontece nada quando eu dou o comando no prompt do ruby. O arquivo maior_ou_menor.rb está salvo no desktop, então como o programa começa: c:\users\user> eu comando cd desktop e então fica: c:\users\user>desktop> então, eu comando; c:\users\user\desktop>ruby maior_ou_menor.rb e não acontece nada. Deveria aparecer a mensagem Bem vindo ao Jogo da Adivinhação. Só aparece novamente: c:\users\user>desktop>

Coloque aqui todo o conteúdo de seu arquivo maior_ou_menor.rb, por favor.

solução!

Outra ideia: verifique com o editor de textos que você está usando qual a codificação do arquivo criado.

O seguinte trecho de código funciona com perfeição pra mim:

# encoding: UTF-8

encoding: UTF-8 puts "Bem vindo ao Jogo da Adivinhação" ( esse é o conteúdo do meu arquivo maior_ou_menor.rb)

Experimenta colocar exatamente (espaços, tralha, quebra de ENTER...) como a seguir:

# encoding: UTF-8

Consegui Lennon ! Peguei sua dica e fui em salvar. A codificação estava como ANSI e então mudei para UTF-8. Apaguei então o encode: UTF-8 e ficou perfeito ! Obrigado. Desculpem pelas dúvidas de iniciante, pessoal !